Leia o excerto a seguir.
“Inicialmente, os portugueses não afetaram a vida dos indígenas e a autonomia do sistema tribal. Enfurnados em apenas três ou quatro feitorias dispersas ao longo do litoral, dependiam dos nativos, seus ‘aliados’, para sua alimentação e proteção. (…) Mas, a partir de 1534, aproximadamente, tais relações começaram a se alterar. Chegava ao fim a fase em que os brancos se mantiveram dependentes dos nativos.”
DEL PRIORE, Mary; VENANCIO, Renato. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Planeta, 2010.
De acordo com a referência supracitada, por que as relações entre portugueses e indígenas, no Brasil do século XVI, deixaram de ser amistosas para se tornarem abertamente hostis?
- A) Porque, ao iniciar atividades agrícolas na colônia, os portugueses passaram a ver os indígenas como adversários em relação à posse da terra e, ao mesmo tempo, como mão de obra necessária para o cultivo agrícola.
- B) Porque indígenas, portugueses e outros europeus passaram a disputar entre si o comércio de pau-brasil, de açúcar e de outros produtos da colônia para a Europa.
- C) Porque, ao apoiar a Confederação dos Tamoios contra os franceses, os portugueses deram início a um longo conflito militar pela disputa do litoral brasileiro.
- D) Porque, enquanto povo conquistado, os indígenas eram reconhecidos como escravos pela Coroa portuguesa desde o início do século XVI, o que opôs os indígenas e os colonos aos missionários franciscanos.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Porque, ao iniciar atividades agrícolas na colônia, os portugueses passaram a ver os indígenas como adversários em relação à posse da terra e, ao mesmo tempo, como mão de obra necessária para o cultivo agrícola.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar o motivo pelo qual as relações entre portugueses e indígenas, no Brasil do século XVI, deixaram de ser amistosas para se tornarem abertamente hostis.
A) Porque, ao iniciar atividades agrícolas na colônia, os portugueses passaram a ver os indígenas como adversários em relação à posse da terra e, ao mesmo tempo, como mão de obra necessária para o cultivo agrícola.
CORRETO. O texto menciona que as relações entre os portugueses e os indígenas começaram a se alterar "a partir de 1534, aproximadamente". Isso coincide com a criação das capitanias hereditárias no Brasil, que foi um sistema de administração territorial que tinha como objetivo principal a exploração agrícola, especialmente do açúcar. Para isso, era necessário ter acesso à terra e à mão de obra. Os indígenas, que até então eram vistos como aliados, passaram a ser vistos como obstáculos à posse da terra e, ao mesmo tempo, como possíveis trabalhadores para as lavouras.
B) Porque indígenas, portugueses e outros europeus passaram a disputar entre si o comércio de pau-brasil, de açúcar e de outros produtos da colônia para a Europa.
INCORRETO. A disputa comercial entre indígenas, portugueses e outros europeus pode ter gerado tensões, mas não foi o principal motivo para a transformação das relações de amistosas para abertamente hostis. O texto menciona que os portugueses dependiam dos nativos para sua alimentação e proteção, o que indica que havia uma relação de troca e não uma competição comercial. Além disso, a comercialização do pau-brasil e do açúcar era controlada pelos portugueses, que tinham o monopólio desses produtos.
C) Porque, ao apoiar a Confederação dos Tamoios contra os franceses, os portugueses deram início a um longo conflito militar pela disputa do litoral brasileiro.
INCORRETO. A Confederação dos Tamoios ocorreu entre 1554 e 1567, ou seja, depois do período mencionado no texto. Além disso, a confederação foi uma aliança entre diferentes tribos indígenas, que se uniram contra os portugueses, e não contra os franceses. Portanto, essa alternativa está incorreta.
D) Porque, enquanto povo conquistado, os indígenas eram reconhecidos como escravos pela Coroa portuguesa desde o início do século XVI, o que opôs os indígenas e os colonos aos missionários franciscanos.
INCORRETO. A escravidão indígena foi uma prática comum no período colonial, mas não foi o principal motivo para a transformação das relações entre portugueses e indígenas de amistosas para abertamente hostis. Além disso, a referência aos missionários franciscanos é equivocada, pois eles não desempenharam um papel significativo no Brasil do século XVI. Os jesuítas, por outro lado, tiveram um papel importante na defesa dos indígenas contra a escravidão.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA A.
Deixe um comentário