Leia o fragmento da reportagem a seguir:
“O entregador de aplicativos e ativista Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como Galo, se apresentou voluntariamente nesta quarta-feira (28) [de julho de 2021] à polícia e afirmou ter sido um dos autores do incêndio à estátua do bandeirante Borba Gato, na zona sul da capital [São Paulo], no último sábado (24). Galo, que se define como entregador antifascista e ganhou visibilidade ao relatar o trabalho de motoboys de aplicativos durante a pandemia, disse que o objetivo era abrir um debate sobre o monumento a um ‘genocida e abusador de mulheres’, nas palavras dele.” (BARRETO FILHO, Herculano. Uol, 28 jul. 2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2021/07/28/preso-admite-fogo-estatua-borba-gato.htm).
Analise os itens sobre os bandeirantes e assinale a alternativa correta.
I– As representações sobre os bandeirantes mudaram ao longo do tempo na memória coletiva de grupos diversos, mas não se alteraram na historiografia.
II– Há consenso entre historiadores e movimentos sociais sobre a necessidade da retirada de monumentos de personagens históricos ligados à escravidão e ao colonialismo.
III– Os movimentos sociais e o protagonismo indígena contribuíram para novas interpretações sobre os bandeirantes, na História do Brasil.
IV– Em parte do século XX foi reforçada a imagem heroica dos bandeirantes.
- A) Somente os itens I e II estão corretos.
- B) Somente os itens I e IV estão corretos.
- C) Somente os itens II e III estão corretos.
- D) Somente os itens III e IV estão corretos.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Somente os itens III e IV estão corretos.
Vamos analisar cada item para identificar quais estão corretos.
INCORRETO. As representações sobre os bandeirantes mudaram tanto na memória coletiva de grupos diversos quanto na historiografia. A historiografia é a escrita da história, a maneira como os historiadores interpretam os fatos passados. Ela não é estática e muda ao longo do tempo, conforme novas perspectivas e interpretações são incorporadas. No caso dos bandeirantes, a visão heroica que prevaleceu durante muito tempo tem sido questionada e revista, tanto na memória coletiva quanto na historiografia.
INCORRETO. Não há consenso entre historiadores e movimentos sociais sobre a necessidade da retirada de monumentos de personagens históricos ligados à escravidão e ao colonialismo. Enquanto alguns defendem a retirada desses monumentos como uma forma de reparação histórica e combate ao racismo, outros argumentam que eles são parte da história e devem ser mantidos, mas contextualizados e interpretados de maneira crítica.
CORRETO. Os movimentos sociais e o protagonismo indígena têm desempenhado um papel importante na revisão da história dos bandeirantes. Eles têm trazido à tona as vozes e perspectivas dos povos indígenas e afro-brasileiros, que foram vítimas dos bandeirantes e que, muitas vezes, foram silenciadas ou ignoradas na historiografia tradicional.
CORRETO. Durante parte do século XX, a imagem dos bandeirantes foi reforçada como heróis nacionais, principalmente durante o período do Estado Novo (1937-1945), sob o governo de Getúlio Vargas. Os bandeirantes foram retratados como desbravadores e colonizadores que expandiram o território brasileiro, uma visão que omitia os muitos crimes e violências cometidos contra os povos indígenas e afro-brasileiros.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA D, que afirma que somente os itens III e IV estão corretos.
Deixe um comentário