Leia os versos abaixo:
Canto VI
Levados de fervor, que o peito encerra
Vê os Paulistas, animosa gente,
Que o Rei procuram metal luzente
Co’as próprias mãos enriquecer o erário.
Arzão é este, é este, o temerário,
Que da casca os sertões tentou primeiro:
Vê qual despreza o nobre aventureiro,
Os laços e as traições, que lhe prepara
Do cruento gentio a fome avara.
COSTA, Claudio Manuel. Vila Rica
Os versos acima são do poema épico “Vila Rica”, de Claudio Manuel da Costa. Através deste, o poeta narra a fundação da sua vila natal, e apresenta o evento da Guerra dos Emboabas como marco do surgimento de Vila Rica.
Sobre a Guerra dos Emboabas, É CORRETO afirmar que esse episódio
- A) envolveu os paulistas, descobridores das minas, e os “forasteiros” – conhecidos como emboabas – que disputavam o controle da exploração das jazidas de ouro no sertão das Minas Gerais.
- B) foi motivado pelo interesse dos mineradores de se tornarem independentes da capitania de São Paulo e evitar que os bandeirantes continuassem a explorar as jazidas de ouro da região.
- C) tornou-se o primeiro evento na colônia que visava à expulsão dos estrangeiros e à independência política em relação a Portugal.
- D) possibilitou aos paulistas – os emboabas – a garantia da posse das minas de ouro e a consequente expulsão dos estrangeiros da região das minas.
Resposta:
Resposta: A) envolveu os paulistas, descobridores das minas, e os “forasteiros” – conhecidos como emboabas – que disputavam o controle da exploração das jazidas de ouro no sertão das Minas Gerais.
Essa alternativa é a correta porque a Guerra dos Emboabas foi um conflito ocorrido no início do século XVIII, entre os paulistas, que eram os primeiros descobridores das minas de ouro em Minas Gerais, e os "forasteiros", também conhecidos como emboabas, que eram pessoas de outras regiões que vieram para a região em busca de ouro. A disputa era pelo controle da exploração das jazidas de ouro no sertão das Minas Gerais.
Deixe um comentário