Ministro do rei D. José I, Sebastião José Carvalho e Melo, o marquês de Pombal tomou diversas medidas em relação à colônia portuguesa na América. Entre essas medidas estão: a expulsão da Companhia de Jesus do Brasil, a busca por extinguir a escravidão indígena e o estímulo a criação de companhias de comércio, como a do Estado do Grã-Pará e Maranhão (1755-1778) .
Assinale a opção que apresenta as finalidades pretendidas por essas medidas.
- A) Dar maior autonomia para as regiões coloniais para que elas pudessem produzir mais e gerar mais riquezas para Portugal.
- B) Exaltar os valores do despotismo esclarecido que se mostrava sensível às necessidades dos súditos portugueses.
- C) Saldar as dívidas da Corte lusitana com os seus credores franceses e flamengos que ameaçavam tomar as alfândegas coloniais como pagamento da dívida.
- D) Reequilibrar o saldo da balança comercial portuguesa que se encontrava deficitária e dar maior eficiência administrativa ao reino.
- E) Desenvolver a economia do reino com o objetivo de reunir recursos para retomar a rota das índias.
Resposta:
Resposta: D) Reequilibrar o saldo da balança comercial portuguesa que se encontrava deficitária e dar maior eficiência administrativa ao reino.
As medidas tomadas pelo Marquês de Pombal, ministro do rei D. José I, tinham como objetivo reequilibrar a balança comercial portuguesa, que se encontrava deficitária, e dar maior eficiência administrativa ao reino. A expulsão da Companhia de Jesus do Brasil visava a reduzir a influência da Igreja Católica na colônia e aumentar o controle do Estado sobre a região. A busca por extinguir a escravidão indígena e o estímulo à criação de companhias de comércio, como a do Estado do Grã-Pará e Maranhão, tinham como objetivo aumentar a produção e o comércio na colônia, gerando mais riquezas para Portugal e reequilibrando a balança comercial.
Deixe um comentário