Continua após a publicidade..
Movimentos como as Conjurações Mineira (1789) e Baiana (1798) integram o quadro de contestação e rebeldia, em fins do século XVIII, na busca pela emancipação da colônia brasileira frente ao domínio metropolitano. Em relação a ambas, podem ser apontadas algumas semelhanças, como o objetivo da independência e a implantação do regime republicano, e muitas diferenças, refletindo a configuração social de cada um (elitista ou popular). Com o auxílio dessas informações, assinale a opção correta no que concerne ao processo de independência do Brasil.
- A) A crise do sistema colonial, que se aprofundou nas primeiras décadas do século XIX, com as independências das colônias ibero-americanas, coincidiu com a crise do Antigo Regime na Europa e com as transformações econômicas impulsionadas pela Revolução Industrial.
- B) O fato de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, não ter sido um homem rico e de projeção social em Vila Rica é a prova mais evidente de que a Conjuração Mineira de 1789 nada tinha de elitista.
- C) Ao contrário da Conjuração Baiana de 1798, organizada e conduzida por setores da elite de Salvador, a Mineira, também chamada de Inconfidência, radicalizou em seus projetos: independência do Brasil, abolição da escravatura, reforma agrária e educação universalizada.
- D) A visível fragilidade do Estado português explica sua incapacidade de reagir de forma repressiva contra os movimentos emancipacionistas que eclodiam no Brasil, entre o fim do século XVIII e a fase inicial do século XIX; por isso, a independência ocorreu sem suscitar qualquer tipo de reação.
- E) A transferência do Estado português para o Brasil, em 1808, decorrente da conjuntura européia de crise, acabou por ampliar os mecanismos de dominação metropolitana na colônia, fortalecendo, na prática, o chamado pacto colonial.
Resposta:
$@$v=v1.20-rv1$@$
A alternativa correta é A) A crise do sistema colonial, que se aprofundou nas primeiras décadas do século XIX, com as independências das colônias ibero-americanas, coincidiu com a crise do Antigo Regime na Europa e com as transformações econômicas impulsionadas pela Revolução Industrial.
Essa alternativa é correta porque apresenta uma visão geral do contexto histórico em que se inserem as Conjurações Mineira e Baiana. A crise do sistema colonial, que se aprofundou no início do século XIX, foi influenciada por fatores como a crise do Antigo Regime na Europa e as transformações econômicas impulsionadas pela Revolução Industrial. Isso criou um ambiente propício para as lutas de independência nas colônias ibero-americanas, incluindo o Brasil.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário