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Muitos alunos têm uma ideia equivocada sobre quais territórios da América foram efetivamente ocupados pelos portugueses nos diferentes momentos do processo colonizador. Sobre o ensino da interiorização da colonização: o desbravamento do sertão de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) No Nordeste, nas fazendas de açúcar, havia a criação de gado, necessário para a alimentação da população local e como força motriz.

Gabarito: ALTERNATIVA D

  

Muitos alunos têm uma ideia equivocada sobre quais territórios da América foram efetivamente ocupados pelos portugueses nos diferentes momentos do processo colonizador. Sobre o ensino da interiorização da colonização: o desbravamento do sertão de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa correta.

  • a)  Há uma total coincidência entre os limites do território colonial com o território do Brasil atual.

Ainda que algumas linhas gerais das fronteiras brasileiras tenham se desenhado com os tratados entre Portugal e Espanha no século XVIII, os quais tentavam observar em grande medida os processos de ocupação efetiva do território, há de se ter clareza que a definição das fronteiras atuais do Brasil é fruto de intensa atividade diplomática desde a segunda metade do século XIX. Passando por diferentes fases e dificuldades, as questões lindeiras brasileiras ocuparam o centro da nossa política externa em diversos momentos e tiveram seu apogeu no período do Barão do Rio Branco à frente da chancelaria. Os limites do território colonial sequer tinham precisão de demarcação; portanto, ainda que sirvam de um certo esboço geral, jamais podem ser considerados como a forma final que o Brasil assumiria territorialmente. Alternativa errada.

 
  • b)  Em 1500, o território brasileiro já estava estabelecido como é hoje.

Alternativa completamente absurda. Do ponto de vista de Estado territorial, sequer faz sentido discutir um território brasileiro em 1500, momento da chegada dos portugueses. A criação de uma noção de Brasil levaria séculos e só seria formalizada com a criação do Reino do Brasil em 1815 no âmbito das reformas joaninas, bem como a unidade territorial foi uma das questões mais dramáticas nos primeiros anos da nossa independência. Alternativa errada.

 
  • c)  Os alunos deverão conhecer, em linhas gerais, os primeiros movimentos de colonização empreendidos no território brasileiro, a partir do interior.

O sentido da colonização portuguesa parte do litoral para o interior em vários sentidos e impulsos ao longo dos três séculos de instalação colonial. Até então, os interiores do continente eram ocupados pelas nações originárias, que acabaram sendo derrotadas e vítimas de um processo de extermínio no decorrer da colonização. Alternativa errada.

 
  • d)  No Nordeste, nas fazendas de açúcar, havia a criação de gado, necessário para a alimentação da população local e como força motriz.

Segundo Capistrano de Abreu, o casco de boi é o símbolo maior da expansão colonial portuguesa para o interior do continente. O complexo produtor de açúcar no Nordeste exigia a presença de uma agropecuária de subsistência organizada, mas, ao mesmo tempo, distante das lavouras da plantation. Isso implica dizer que a criação de gado era necessária para gerar alimento para os polos produtivos e para gerar animais para a os engenhos de tração animal; mas que esses animais não poderiam ser confinados a distâncias pouco seguras das lavouras para não comprometê-las. Logicamente, o sucesso do empreendimento açucareiro incentivava a ampliação das plantações, o que pressionava a pecuária continente adentro. E o movimento dos rebanhos, por sua própria natureza, tendia a forçar a penetração do colonizador pelo continente, conhecendo e dominando novas áreas muito além do ritmo de expansão da monocultura. ALTERNATIVA CORRETA.

  

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.

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