Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na África, os europeus morriam como moscas; aqui eram os índios que morriam: agentes patogênicos da varíola, do sarampo, da coqueluche, da catapora, do tifo, da difteria, da gripe, da peste bubônica, e possivelmente da malária, provocaram no Novo Mundo o que Dobyns chamou de “um dos maiores cataclismos biológicos do mundo”. No entanto, é importante enfatizar que a falta de imunidade, devido ao seu isolamento, não basta para explicar a mortandade, mesmo quando ela foi de origem patogênica.

 

CUNHA, M. C. Índios no Brasil: história, direitos e cidadania. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

 

Uma ação empreendida pelos colonizadores que contribuiu para o desastre mencionado foi o(a)

Resposta:

A alternativa correta é letra E)  estímulo dos europeus às guerras intertribais.

 
Gabarito: Letra E (
estímulo dos europeus às guerras intertribais)
 
Povos indígenas desapareceram da Terra como consequência do processo de colonização europeia. Essa mortandade de indígenas ocorreu por vários motivos:
 

  • epidemias
  • guerras
  • fome
  • desagregação do território por expulsão
  • exploração da mão de obra

 
No que diz respeito às guerras, os europeus perceberam desde cedo como as rivalidades indígenas poderiam ser exploradas para a conquista de territórios. Assim, foram estimuladas guerras intertribais, como por exemplo, na disputa entre franceses e portugueses. Estes se aliaram aos tupiniquins e aqueles aos tamoios. Os holandeses no século XVII se aliaram aos tapuias na luta para ocupar o Nordeste.
 
Por que as demais estão incorretas?
 
Letra A: desqualificação do trabalho das populações nativas.
 
Quando os colonos perceberam que os indígenas não se adequaram ao trabalho nas lavouras, passaram a desqualificar a mão de obra nativa e a solicitar da Coroa a importação de escravos da África. A desqualificação foi uma ideologia que não contribuiu para a diminuição do número de indígenas no Brasil, mas foi importante para iniciar o tráfico de escravizados.
 
Letra B: abertura do mercado da colônia às outras nações.
 
Essa alternativa parece falar da abertura dos portos às nações amigas, no contexto da transferência da corte em 1808 e em nada contribuiu para a eliminação de indígenas.
 
Letra C: interdição de Portugal aos saberes autóctones.
 
Interditar os saberes indígenas é uma forma de impor a cultura europeia, mas não foi o suficiente para eliminar os povos indígenas. Foi responsável em muitos casos pela aculturação. conversão e morte da cultura indígena.
 
Letra D: incentivo da metrópole à emigração feminina.
 
Em nada a vinda de mulheres contribuiu para a morte dos indígenas, até porque nos primeiros anos da colonização muitas mulheres indígenas acabavam se casando por força ou aliança com os colonos luso-brasileiros.
 
Referência:
 
CUNHA, Manuela Carneiro da. “introdução a uma história indígena”. In: CUNHA, Manuela Carneiro da (Org). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *