Na década de 1630, os neerlandeses realizaram conquistas no litoral do Nordeste brasileiro. Interessados, sobretudo, no domínio da produção do açúcar, é possível informar que também concorreram para as incursões militares holandesas ao Brasil, fatores como:
- A) as disputas entre os Países Baixos e o Império Espanhol, que havia incorporado a Coroa portuguesa e seus domínios.
- B) a aliança firmada entre Portugal e os Países Baixos na disputa pelo açúcar produzido pelos espanhóis na região do Caribe.
- C) o êxito diplomático obtido pela união da Coroa espanhola com as Províncias Unidas dos Países Baixos, contra os portugueses.
- D) a União Ibérica que fortaleceu Portugal em detrimento da Espanha, inimiga dos Países Baixos desde a independência dos mesmos.
- E) o fracasso dos portugueses na disputa com os holandeses pelo açúcar do Caribe no mercado internacional.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) as disputas entre os Países Baixos e o Império Espanhol, que havia incorporado a Coroa portuguesa e seus domínios.
Gabarito: ALTERNATIVA A
Na década de 1630, os neerlandeses realizaram conquistas no litoral do Nordeste brasileiro. Interessados, sobretudo, no domínio da produção do açúcar, é possível informar que também concorreram para as incursões militares holandesas ao Brasil, fatores como:
- a) as disputas entre os Países Baixos e o Império Espanhol, que havia incorporado a Coroa portuguesa e seus domínios.
Em 1580, a Coroa portuguesa entrou em crise sucessória pela morte de D. Henrique I, que não deixara herdeiros diretos. Pela linhagem dinástica, a sucessão coube ao rei espanhol, que unificaria as Coroas ibéricas sob o seu controle. Assim, Portugal passava a ser comandado pelo trono espanhol, o que, por óbvio, incluía o império colonial português. Naquele momento, a Espanha estava envolvida na Guerra dos Oitenta Anos contra as províncias neerlandesas, o que colocava também Portugal e seus domínios como alvos neerlandeses. A consequência disso para o Brasil foi o ciclo das invasões holandesas nas regiões produtoras de açúcar a partir da década de 1620. A presença holandesa em Pernambuco sobreviveria à própria União Ibéria, que seria encerrada em 1640; levando a guerra contra os portugueses até 1654. ALTERNATIVA CORRETA.
- b) a aliança firmada entre Portugal e os Países Baixos na disputa pelo açúcar produzido pelos espanhóis na região do Caribe.
A alternativa é absurda; afinal, os domínios portugueses na América foram alvo de invasões neerlandesas. Portanto, não há que se falar de uma aliança entre Portugal e os Países Baixos. Além disso, seriam os holandeses que se estabeleceriam nas Antilhas como grande produtor açucareiro. Alternativa errada.
- c) o êxito diplomático obtido pela união da Coroa espanhola com as Províncias Unidas dos Países Baixos, contra os portugueses.
Como explicado acima, Espanha e Países Baixos estavam envolvidos na Guerra dos Oitenta Anos (1568-1648). Naquele momento, os neerlandeses estavam buscando sua independência frente à Coroa espanhola, o que desencadeou uma guerra generalizada entre os dois países. Alternativa errada.
- d) a União Ibérica que fortaleceu Portugal em detrimento da Espanha, inimiga dos Países Baixos desde a independência dos mesmos.
A União Ibérica significou a ascensão espanhola sobre Portugal, e não o contrário. E, de fato, como já explicado, a guerra entre Espanha e Holanda já era anterior à unificação das Coroas e irradiaria para os domínios portugueses. Alternativa errada.
- e) o fracasso dos portugueses na disputa com os holandeses pelo açúcar do Caribe no mercado internacional.
Até as invasões holandesas no Nordeste, os Países Baixos ainda não dominavam a produção açucareira. A produção caribenha dos neerlandeses só seria estabelecida após serem expulsos do Nordeste brasileiro. Seria com essa concorrência internacional que a produção açucareira portuguesa declinaria no século XVIII. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.
Deixe um comentário