Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na época da invasão holandesa, a população era dividida em dois grupos. Sobre essa afirmativa, assinale a alternativa correta.

Resposta:

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Gabarito: ANULADA

   

  • Na época da invasão holandesa, a população era dividida em dois grupos. Sobre essa afirmativa, assinale a alternativa correta.

A banca anulou a questão sob a seguinte justificativa: "Para atender ao princípio da transparência, a questão será anulada por apresentar problemas em sua elaboração." Apesar de não ser muito clara a justificativa, cumpre esclarecermos alguns pontos acerca do ciclo das invasões holandesas na América Portuguesa.

 

Em 1580, a Coroa portuguesa entrou em crise sucessória pela morte de D. Henrique I, que não deixara herdeiros diretos. Pela linhagem dinástica, a sucessão coube ao rei espanhol, que unificaria as Coroas ibéricas sob o seu controle. Assim, Portugal passava a ser comandado pelo trono espanhol, o que, por óbvio, incluía o império colonial português. Naquele momento, a Espanha estava envolvida na Guerra dos Oitenta Anos contra as províncias neerlandesas, o que colocava também Portugal e seus domínios como alvos neerlandeses. A consequência disso para o Brasil foi o ciclo das invasões holandesas nas regiões produtoras de açúcar a partir da década de 1620. A presença holandesa em Pernambuco sobreviveria à própria União Ibéria, que seria encerrada em 1640; levando a guerra contra os portugueses até 1654. Assim, observemos as alternativas propostas.

 
  • a)  Indígenas (Potiguaras e Tabajaras) e os escravos (de procedência brasileira ou africana)

Pernambuco não era uma região de presença potiguar, que se concentrava mais ao norte. Os escravizados, de uma maneira geral, eram de origem africana, uma vez que a produção de açúcar em Pernambuco já estava muito fortalecida no século XVII, utilizando em grande escala a mão de obra escrava proveniente da África. Alternativa errada.

 
  • b)  Indígenas (Potiguaras e Tabajaras) e os homens livres (holandeses, portugueses e brasileiros)

Não faz muito sentido se falar em brasileiros no século XVII, uma vez que o estatuto do Brasil como um país só se daria de fato a partir de 1815. Além disso, como já explicado não havia presença potiguar. Alternativa errada.

 
  • c)  Os homens livres (holandeses, portugueses e brasileiros), os escravos (de procedência brasileira ou africana) e os religiosos (jesuítas)

A presença jesuíta não era especialmente forte em Pernambuco no século XVII. Além disso, como já explicado, não faz muito sentido se falar em brasileiros naquele momento, uma vez que os aqui nascidos eram súditos da Coroa portuguesa. Alternativa errada.

 
  • d)  Os homens livres (holandeses, portugueses e brasileiros) e os escravos (de procedência brasileira ou africana)

De fato, entre os homens livres, havia tanto os invasores holandeses quanto os colonos portugueses já instalados, estes compondo a elite açucareira pernambucana. No entanto, como já explicado, não faz muito sentido se falar em brasileiros naquele momento, uma vez que os aqui nascidos eram súditos da Coroa portuguesa. Alternativa errada.

   

Assim, fez bem a banca ao ANULAR a questão.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *