Continua após a publicidade..
Na primeira metade do século XVI, Dom João III (1521-1557), ao decidir dar impulso ao processo de colonização no Brasil, optou por adotar o sistema de donatárias.
Sobre o tema, assinale alternativa correta.
- A) A grande maioria das capitanias deu resultados positivos, excetuando as de Pernambuco e São Vicente que fracassaram, entre outros fatores, pela falta de recursos e ataques indígenas.
- B) Ao ceder as capitanias, o rei automaticamente abdicava de sua
- C) soberania sobre as terras repassadas aos donatários. O donatário possuía o monopólio sobre as drogas e especiarias.
- D) Como forma de garantir o recolhimento das rendas da Coroa e fiscalizar os capitães e colonos, o rei nomeava funcionários para atuarem na capitania.
- E) Uma das características das capitanias hereditárias era a ausência de normas que regulassem o sistema de donatárias.
Resposta:
$@$v=v1.10-rv2$@$python
# Não há código relevante para esta pergunta
Resposta:
Alternativa correta: D) Como forma de garantir o recolhimento das rendas da Coroa e fiscalizar os capitães e colonos, o rei nomeava funcionários para atuarem na capitania.
Explicação: Durante o período colonial, as capitanias hereditárias foram concedidas aos donatários com o objetivo de promover o povoamento e o desenvolvimento econômico do Brasil. O rei Dom João III nomeava funcionários para fiscalizar e garantir o recolhimento das rendas da Coroa, o que assegurava o controle da metrópole sobre as colônias. Esses funcionários eram responsáveis por fiscalizar os capitães e colonos, garantindo que as atividades desenvolvidas estivessem de acordo com os interesses da Coroa.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário