Na primeira metade do século XVII, a Companhia das Índias Ocidentais holandesa invadiu o Nordeste brasileiro, iniciando um período de domínio de quase trinta anos de dominação holandesa dessa parte do Brasil. O motivo principal que levou os holandeses à invasão do Brasil foi o (a):
- A) fato de Portugal ter entrado na Guerra da Sucessão Espanhola na aliança contrária à Holanda.
- B) embargo promovido pela União Ibérica contra a Holanda, impedindo esse último país de participar do comércio do açúcar brasileiro.
- C) grande potencial de pau-brasil que a Mata Atlântica possuía, riqueza que a Holanda tinha desejo de explorar.
- D) vingança contra a derrota que os luso-brasileiros infligiram aos holandeses na Primeira Batalha de Guararapes.
- E) desejo dos holandeses de adquirir colônias de povoamento no continente americano para incrementar sua economia mercantilista.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) embargo promovido pela União Ibérica contra a Holanda, impedindo esse último país de participar do comércio do açúcar brasileiro.
Gabarito: Letra B
(embargo promovido pela União Ibérica contra a Holanda, impedindo esse último país de participar do comércio do açúcar brasileiro.)
A invasão holandesa ao Nordeste remonta a uma série de conflitos entre holandeses e espanhóis na Europa do século XVI.
Filipe II, monarca espanhol, era intolerante às demais religiões e determinou uma invasão do território holandês, que gozava de autonomia dentro do Império espanhol. Os holandeses, protestantes, responderam lutando pela independência política, econômica e territorial da monarquia espanhola cujo credo oficial era o catolicismo.
Ao mesmo tempo, a monarquia portuguesa, que era governada por D. Sebastião, passou por um processo de recomposição com a morte deste rei em campanha na África contra os muçulmanos. Sem sucessores, Filipe II reclamou a coroa portuguesa por parentesco com a família real e assim Portugal passou a fazer parte da monarquia Espanhola, período conhecido na historiografia brasileira como União Ibérica.
Nesse contexto, o governo espanhol restringiu as trocas comerciais entre holandeses, considerados inimigos do Império. As principais medidas foram os embargos comerciais nos principais portos, impedindo o comércio holandês com os portugueses. Entretanto, os portugueses dependiam dos holandeses na economia açucareira. Toda a montagem do engenho, bem como transporte e refinamento do açúcar eram feitas por eles.
Como resposta aos espanhóis, em 1621, o governo holandês criou a Companhia de Comércio das Índias Ocidentais para se apossar dos domínios ibéricos na África e América. Tentaram invadir Salvador em 1624, sendo expulsos em 1625. Voltaram com força em 1630, ocupando Pernambuco, Ceará e Maranhão.
Assim, como holandeses e espanhóis já estavam em conflito, a união das coroas ibéricas fez com que Portugal fosse arrastado para a guerra, sendo proibido de comercializar com os holandeses.
Portanto, os holandeses passaram a articular um movimento para ocupar as áreas mais fracas do império espanhol, justamente as que pertenciam a Portugal.
Primeiro, o Nordeste a fim de garantir o controle direto da produção açucareira. Depois, as colônias na costa da África para obter escravos e enviar ao Nordeste para trabalhar na lavoura da cana-de-açúcar.
Os holandeses permaneceram no Nordeste por 24 anos até que foram expulsos pelos luso-brasileiros em 1654.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: fato de Portugal ter entrado na Guerra da Sucessão Espanhola na aliança contrária à Holanda.
A Guerra de Sucessão Espanhola foi um acontecimento posterior à invasão e ocupação do Nordeste pelos holandeses. Esse conflito que tinha como objetivo a sucessão do trono espanhol por famílias da Espanha e da França ocorreu no século XVIII.
Letra C: grande potencial de pau-brasil que a Mata Atlântica possuía, riqueza que a Holanda tinha desejo de explorar.
Os holandeses estavam participando do comércio do açúcar e quando esse comércio foi fechado pelo Império Espanhol, os holandeses decidiram ocupar o Nordeste para realizar o comércio sem a participação da monarquia portuguesa, que estava reunida com a espanhola.
Letra D vingança contra a derrota que os luso-brasileiros infligiram aos holandeses na Primeira Batalha de Guararapes.
A invasão é anterior às Batalhas de Guararapes. Essas batalhas se inserem no contexto de expulsão dos holandeses do Nordeste a partir de 1645.
Letra E: desejo dos holandeses de adquirir colônias de povoamento no continente americano para incrementar sua economia mercantilista.
Os holandeses desejavam adquirir territórios que eram estrategicamente importantes e faziam parte do comércio do açúcar. Daí invadirem o Nordeste, principal centro produtor de açúcar naquela época e depois as possessões portuguesas na costa africana, local de onde saíam os escravizados para a América.
Referências:
VAINFAS, Ronaldo et al. História: das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário