Na região Sul, o processo de colonização foi bem diferente do que ocorreu nas regiões Nordeste e Sudeste. No início, a região Sul ficou quase abandonada, havendo algumas missões jesuítas e praticando-se na região dos pampas, a criação extensiva de gado. Até em Laguna, cidade onde passava a linha de Tordesilhas, foi construído um forte somente em 1688.
Levando em consideração a dinâmica que envolve o processo de ocupação da região Sul brasileira, assinale a opção correta.
- A) já no século XVI, em função dessa região oferecer minérios como ouro e prata, além de ótimas condições climáticas para cultivos cobiçados na Europa, o seu interior foi amplamente explorado e colonizado, especialmente por alemães e italianos.
- B) No século XVIII, a Coroa portuguesa decidiu evitar que os espanhóis estendessem seus domínios pela região Sul. Parte desta região pertencia aos espanhóis até 1750, quando foi revogado o Tratado de Tordesilhas.
- C) No litoral, houve predomínio de imigrantes italianos, os quais fundaram a cidade de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, desenvolvendo atividades vinícolas e de processamento de pescados.
- D) No Vale do Rio Tubarão, localizado no norte do Paraná, e na Serra Gaúcha, concentraram-se os alemães a partir da segunda metade do século XIX, os quais fundaram cidades como Blumenau e Brusque.
- E) No Vale do Rio Itajaí, localizado no norte do Rio Grande do Sul, instalaram-se os colonos poloneses, responsáveis pela fundação da cidade de Criciúma, onde desenvolveram importantes atividades ligadas à mineração.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) No século XVIII, a Coroa portuguesa decidiu evitar que os espanhóis estendessem seus domínios pela região Sul. Parte desta região pertencia aos espanhóis até 1750, quando foi revogado o Tratado de Tordesilhas.
GABARITO LETRA B
Na região Sul, o processo de colonização foi bem diferente do que ocorreu nas regiões Nordeste e Sudeste. No início, a região Sul ficou quase abandonada, havendo algumas missões jesuítas e praticando-se na região dos pampas, a criação extensiva de gado. Até em Laguna, cidade onde passava a linha de Tordesilhas, foi construído um forte somente em 1688.
Levando em consideração a dinâmica que envolve o processo de ocupação da região Sul brasileira, assinale a opção correta.
a) já no século XVI, em função dessa região oferecer minérios como ouro e prata, além de ótimas condições climáticas para cultivos cobiçados na Europa, o seu interior foi amplamente explorado e colonizado, especialmente por alemães e italianos.
ERRADA. O enunciado da questão descreve que a região Sul ficou quase abandonada e exercendo poucas atividades. A região não tinha ouro nem prata e as atividades agrícolas eram na época inviáveis por conta das características climáticas. A região só veio se desenvolver algumas décadas depois.
b) No século XVIII, a Coroa portuguesa decidiu evitar que os espanhóis estendessem seus domínios pela região Sul. Parte desta região pertencia aos espanhóis até 1750, quando foi revogado o Tratado de Tordesilhas.
CORRETA. O Tratado de Tordesilhas demarcou e dividiu terras conquistadas pelas coroas portuguesa e espanhola no período das Grandes Navegações. Com esse acordo, a região Sul passou a pertencer a Espanha. Porém, o Tratado de Madri (1750) redefiniu as fronteiras entre as Américas Portuguesa e Espanhola, anulando o estabelecido no Tratado de Tordesilhas. Nesse Tratado, o princípio do usucapião (uti possidetis), foi levado em consideração, incorporando de volta a região Sul aos domínios portugueses.
c) No litoral, houve predomínio de imigrantes italianos, os quais fundaram a cidade de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, desenvolvendo atividades vinícolas e de processamento de pescados.
ERRADA. Florianópolis (antiga cidade de Nossa Senhora do Desterro) foi fundada por bandeirantes paulistas a partir de 1675. Foi neste ano que chegou à ilha o bandeirante Francisco Dias Velho. Os imigrantes italianos desenvolveram atividades vinícolas na Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul). Em Santa Catarina ocuparam o interior do Estado.
d) No Vale do Rio Tubarão, localizado no norte do Paraná, e na Serra Gaúcha, concentraram-se os alemães a partir da segunda metade do século XIX, os quais fundaram cidades como Blumenau e Brusque.
ERRADA. O Vale do Tubarão não fica no Paraná, mas no sudeste de Santa Catarina. A imigração italiana para o Sul Catarinense foi ocorrendo quando o governo imperial nomeou, em 1876, o engenheiro Joaquim Vieira Ferreira para instalar e organizar uma colônia no Vale do Tubarão. Os imigrantes alemães ocuparam o nordeste catarinense (Blumenau, Vale do Itajaí, Brusque, Joinvile).
e) No Vale do Rio Itajaí, localizado no norte do Rio Grande do Sul, instalaram-se os colonos poloneses, responsáveis pela fundação da cidade de Criciúma, onde desenvolveram importantes atividades ligadas à mineração.
ERRADA. O Vale do Itajaí fica localizado no nordeste de Santa Catarina. A fundação de Criciúma deu-se no ciclo da imigração europeia do século XIX, com a chegada de imigrantes italianos, procedentes das regiões de Veneza e Treviso. Por fim, os imigrantes poloneses se instalaram no Paraná.
Deixe um comentário