Na segunda metade do século XVIII, durante a administração do marquês de Pombal (1750 a 1777), foram adotadas medidas que objetivavam tornar mais ágil e eficiente a administração da colônia portuguesa do Brasil, dentre as quais se destaca:
- A) a elevação do Estado do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarve.
- B) o reconhecimento da importância das Regiões do Sul e Sudeste, em função do incremento do ciclo econômico do café.
- C) a transferência da capital do estado do Brasil, de Salvador para o Rio de Janeiro.
- D) o estado do Grão-Pará e Maranhão recebeu a denominação de estado do Maranhão.
- E) a restauração do sistema de Capitanias Hereditárias.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) a transferência da capital do estado do Brasil, de Salvador para o Rio de Janeiro.
Gabarito: ALTERNATIVA C
Na segunda metade do século XVIII, durante a administração do marquês de Pombal (1750 a 1777), foram adotadas medidas que objetivavam tornar mais ágil e eficiente a administração da colônia portuguesa do Brasil, dentre as quais se destaca:
- a) a elevação do Estado do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarve.
Foi D. João VI, em 1815, que determinou a elevação brasileira à condição de reino, o que daria origem ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve. Inserida no contexto maior das reformas joaninas e da reposição portuguesa no cenário europeu, a medida encerrava formalmente o período colonial brasileiro, ainda que não alterasse de fato muitas das estruturas administrativas. Alternativa errada.
- b) o reconhecimento da importância das Regiões do Sul e Sudeste, em função do incremento do ciclo econômico do café.
O café só despontaria como importante atividade econômica no Brasil na década de 1830; ou seja, apenas após à Independência (1822). No período pombalino, o açúcar e o ouro eram as principais atividades econômicas da América portuguesa. Alternativa errada.
- c) a transferência da capital do estado do Brasil, de Salvador para o Rio de Janeiro.
Uma das grandes preocupações do período pombalino era reorganizar administrativamente a colônia para se repensar a estratégia defensiva. Nesse enquadramento, dois eixos eram importantes: um, no Norte, defendendo a foz do Amazonas e guarnecendo áreas pouco habitadas; outro, no Sudeste, estabelecendo uma linha defensiva para a região mineradora e para as principais áreas produtoras de açúcar. Foi neste segundo esforço que se entendeu que a transferência da capital do Estado do Brasil para o Rio de Janeiro permitia uma melhor administração e uma mais adequada defesa da região açucareira e da região mineradora. Além disso, permitia uma melhor articulação em caso de projeção em direção ao Prata. ALTERNATIVA CORRETA.
- d) o estado do Grão-Pará e Maranhão recebeu a denominação de estado do Maranhão.
Durante o período pombalino, houve um pequeno interregno no qual se desmembrou o Estado do Grão-Pará e Maranhão em dois novos: Estado do Grão-Pará e Rio Negro e Estado do Maranhão e Piauí. No entanto, após poucos anos, Pombal decidiu reunificar toda a América portuguesa sob o Estado do Brasil. Alternativa errada.
- e) a restauração do sistema de Capitanias Hereditárias.
O projeto de centralização política de Pombal seguiu na direção contrária: foi nesse período que as capitanias hereditárias foram definitivamente abolidas. Na lógica do período pombalino, era necessário robustecer uma burocracia especializada e dar-lhe condições de administrar todo o império português, diminuindo os intermediários. Por isso, optou-se pela revogação das cartas que estabeleciam as capitanias hereditárias, fortalecendo a estrutura estatal. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
Deixe um comentário