“Nas Américas, em particular, a escravidão na grande lavoura foi ao mesmo tempo um sistema de trabalho, um modo de dominação racial e a base para o surgimento de uma classe dominante bem caracterizada”.
(FONER, Eric. Nada além da liberdade, 1988, p. 17)
Pela vertente analítica proposta por Foner, é correto definir a escravidão nas Américas, inclusive no Brasil, como:
- A) um sistema social.
- B) uma sociedade de classe.
- C) um sistema racista.
- D) um modo de produção.
- E) um regime de apartheid.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) um sistema social.
Gabarito: ALTERNATIVA A
“Nas Américas, em particular, a escravidão na grande lavoura foi ao mesmo tempo um sistema de trabalho, um modo de dominação racial e a base para o surgimento de uma classe dominante bem caracterizada”.
(FONER, Eric. Nada além da liberdade, 1988, p. 17)
- Pela vertente analítica proposta por Foner, é correto definir a escravidão nas Américas, inclusive no Brasil, como:
Aqui, é importante que o estudante tenha atenção: a banca está solicitando um exercício de interpretação de texto. É preciso, portanto, concentrar esforços em identificar a alternativa que mais bem represente aquilo que é exposto no trecho citado. Então, basta ter atenção e compreender adequadamente o que está sendo dito para acertar a questão.
- a) um sistema social.
Note o estudante que o autor deixa muito claro que não se pode resumir a escravidão na América aos seus aspectos econômicos: ela foi o elemento definidor de uma série de relações sociais definidoras da formação social. Sendo "um sistema de trabalho", "um modo de dominação racial" e "base para o surgimento de uma classe dominante", a escravidão teve uma função pivotal na conformação de todo um sistema social. Todas as interações sociais passavam diretamente pela escravidão ou por uma das suas consequências diretas, o que, obviamente, deixou reverberações importantes na formação dessas sociedades. ALTERNATIVA CORRETA.
- b) uma sociedade de classe.
Uma sociedade de classe é impossível no universo escravista. O estudante precisa ter claro que a sociedade de classe pressupõe a possibilidade de mobilidade social, ainda que esta ocorra em graus diferentes. Na sociedade escravocrata, o universo de escravos sequer são plenamente entendidos como seres humanos, estando antes reduzidos à condição de patrimônio e de ferramenta de trabalho dentro de um modo de produção. Alternativa errada.
- c) um sistema racista.
O racismo é uma das componentes e uma das consequências da escravidão. O argumento do autor é bastante claro ao tratar o sistema racista ("modo de dominação racial") como uma das partes do problema, mas não como seu todo. O impacto da escravidão é muito maior e muito mais complexo do que a questão do racismo em si mesma. Alternativa errada.
- d) um modo de produção.
Essa alternativa reproduz a mesma estrutura de erro da anterior, pegando uma das componentes e generalizando como se fosse todo o problema. A questão econômica do modo de produção escravista, de fato, é um ponto gravíssimo, mas Foner compreende a questão em termos ainda mais amplos, deixando o "sistema de trabalho" como uma das componentes, e não como a totalidade. Alternativa errada.
- e) um regime de apartheid.
O regime de apartheid foi uma realidade sul-africana do século XX. Preconizando uma forma de "desenvolvimento em separado", o regime de minoria branca da África do Sul organizou todo um sistema de segregação racial que organizava toda a vida pública segundo classificações raciais extremamente descriminatórias. Ainda que tenha algumas raízes comuns, esse regime não pertence à trajetória histórica do continente americano e, portanto, foge em muito o tema de discussão aqui. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.
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