Continua após a publicidade..
No ano de 1494, portugueses e espanhóis assinavam o Tratado de Tordesilhas partilhando o mundo entre eles, fato que posteriormente recebeu a crítica da França, Inglaterra e Países Baixos, entre outros, que passaram a questionar a exclusividade da partilha do mundo entre as nações ibéricas. Entre os fatores que demonstram tal questionamento pode-se citar a
- A) freqüente presença holandesa em terras brasileiras questionando a soberania portuguesa através do intenso comércio do açúcar praticado na capitania de Pernambuco.
- B) presença francesa no Maranhão ocasionando, entre outros aspectos, a fundação da cidade de São Luís no final do século XVI.
- C) presença inglesa, principalmente através de piratas financiados pelo governo inglês, os quais por várias vezes tentaram estabelecer colônias nas terras brasileiras.
- D) invasão holandesa no Recife motivada unicamente pelos conflitos que tinha com a Espanha.
- E) presença freqüente de franceses nos primeiros momentos da colonização portuguesa, destacando a criação da França Antártica no Rio de Janeiro.
Resposta:
$@$v=undefined-rv2$@$
Resposta
A alternativa correta é a letra E) presença frequente de franceses nos primeiros momentos da colonização portuguesa, destacando a criação da França Antártica no Rio de Janeiro.
Explicação
O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, dividiu o mundo entre Portugal e Espanha, o que gerou críticas de outras nações europeias, como França, Inglaterra e Países Baixos. Essas nações questionaram a exclusividade da partilha do mundo entre as nações ibéricas.
A presença frequente de franceses nos primeiros momentos da colonização portuguesa, destacando a criação da França Antártica no Rio de Janeiro, é um fator que demonstra o questionamento da partilha do mundo entre as nações ibéricas.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário