No ano de 1817, na Província de Pernambuco, deu-se uma revolta contra o governo de D. João VI que ficou conhecida como
- A) Revolução Liberal.
- B) Cabanagem.
- C) Confederação do Equador.
- D) Revolta dos Alfaiates.
- E) Revolução Pernambucana.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Revolução Pernambucana.
Gabarito: ALTERNATIVA E
- No ano de 1817, na Província de Pernambuco, deu-se uma revolta contra o governo de D. João VI que ficou conhecida como
A Revolução Pernambucana (1817) se deu no contexto das grandes transformações do Período Joanino (1808-1821). Com a transferência da família real para o Brasil, instalando a corte no Rio de Janeiro, houve uma importante expansão dos impostos sobre a colônia, que passava a ter de sustentar praticamente sozinha a monarquia portuguesa e as campanhas militares no Prata. Ao mesmo tempo, a reestruturação administrativa e militar da vida colonial implicou num franco favorecimento da nobreza portuguesa sobre a elite colonial, colocando portugueses em postos de comando em toda a colônia, principalmente nas Forças Armadas - desprestigiando as elites locais.
Desprestigiados e tendo de pagar mais impostos, os principais nomes da vida colonial em Pernambuco começaram a organizar uma onda de insurreições para proclamar uma república na região, o que contava com o apoio de diversos grupos como latifundiários, clérigos, magistrados, profissionais liberais e estudantes. O clima geral de insatisfação facilitou o alastramento da revolta em direção ao sertão, acionando as elites de Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba a favor das ideias dos pernambucanos. Ainda que cada grupo tivesse suas motivações muito próprias, há de se destacar que as questões eram, no máximo, regionais, não se tratando de um levante para libertar até o Rio de Janeiro, mas sim de um união de elites e de pessoas proeminentes da vida nordestina em favor de um rompimento contra o poder central. Assim, analisemos as alternativas propostas.
- a) Revolução Liberal.
Ainda que a Revolução de 1817 tivesse, sim, um caráter liberal, a historiografia não costuma tratá-la por este nome. Alternativa errada.
- b) Cabanagem.
A Cabanagem foi um levante popular ocorrido no Grão-Pará no contexto das rebeliões provinciais durante o Período Regencial (1831-1840). Especificamente a Cabanagem, depois de um breve período nas cidades, interiorizou-se e se estendeu de 1835 a 1840 com violenta intervenção do poder central contra os revoltosos. Alternativa errada.
- c) Confederação do Equador.
Ocorrida em 1824, a Confederação do Equador foi uma resposta pernambucana à política centralizadora de D. Pedro I. Naquele momento, o Imperador recém outorgara a Constituição de 1824, ampliando seus próprios poderes e diminuindo as capacidades de ação local. Com a liderança de Frei Caneca, a Confederação do Equador tinha um recorte republicano e separatista frente ao Império. Alternativa errada.
- d) Revolta dos Alfaiates.
Também referida como Conjuração Baiana, a Revolta dos Alfaiates emergiu das contradições e das dificuldades vividas no ambiente da sua capitania. Salvador vivia ciclos de fome ao mesmo tempo em que a sociedade assumia uma configuração bastante singular: negros e mulatos (livres e libertos) vinham constituindo uma classe de trabalhadores urbanos (muitos deles, alfaiates) e autônomos com importante capacidade de articulação política. Desse caldo de cultura, o levante de características republicanas se deu em 1798 com grande inspiração na Revolução Francesa e foi debelado já no ano seguinte. Alternativa errada.
- e) Revolução Pernambucana.
Como apontado nos comentários iniciais, esta é a ALTERNATIVA CORRETA.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.
Deixe um comentário