Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No Brasil Colônia, a atividade econômica que atendia, basicamente, o mercado interno era o (a):

Resposta:

A alternativa correta é letra A) pecuária

Gabarito: ALTERNATIVA A

   

  • a)  pecuária
 

O mercado interno do período colonial se desenvolveu nas franjas dos grandes eixos econômicos, seja a agroexportação seja o breve ciclo aurífero. A complexidade dos empreendimentos agrícolas absorvia quantidade expressiva de mão de obra, bem como a vida administrativa colonial criava cidades com burocratas e alguns profissionais liberais; e, em ambas as frentes, fazia surgir a demanda por itens básicos que não poderiam ser atendidos pelo comércio metropolitano e tampouco eram contemplados pela grande lavoura. A demanda local por carne e por produtos alimentícios cotidianos aqueceu decisivamente a demanda local sem que houvesse qualquer outra possibilidade de abastecimento: era necessário estabelecer um circuito doméstico de abastecimento, formando, às margens da grande lavoura, esforços agropecuários relevantes para garantir o abastecimento colonial, cuja demanda era aquecida em decorrência do sucesso da agroexportação e do aumento da complexidade administrativa colonial. ALTERNATIVA CORRETA.

   

  • b)  cacau

Assim como o açúcar, o cacau era um gênero de exportação, e não de consumo interno. Pense o estudante que o mercado interno estava comprometido com a subsistência geral da colônia, ao passo que a cultura do cacau não atendia a essa subsistência, mas sim às demandas do mercado internacional. Alternativa errada.

 
  • c)  tráfico negreiro

O tráfico negreiro estava instalado no Atlântico Sul para garantir a mão de obra para a plantation no Brasil. Recebendo produtos como o tabaco e a água-ardente, a costa africana mercava com os traficantes de escravos, que vendiam os cativos nas zonas produtoras do Brasil. Ou seja, não há relação com os fluxos domésticos de comércio. Alternativa errada.

 
  • d)  produção de tabaco

A produção de tabaco estava comprometida com o comércio atlântico, e não com a subsistência da colônia. Alternativa errada.

 
  • e)  manufatura têxtil

Não havia manufatura têxtil no espaço colonial português, sendo os manufaturados uma exclusividade da metrópole. Portanto, a circulação de tecidos na colônia era decorrente da compra junto a Portugal, e não algo do comércio local. Alternativa errada.

   

Note o estudante que a única alternativa correta era aquela que fazia referência a item de subsistência da colônia portuguesa. Ou seja, tratava-se de um produto destinado ao mercado interno, sem conexões com os grandes circuitos comerciais do mundo colonial português. Assim, está correta a ALTERNATIVA A.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *