Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No Brasil colônia, particularmente no séc. XVIII, ocorreram dois movimentos revolucionários que ficaram conhecidos como Inconfidência Mineira (1789) e Conjuração Baiana (1798).

Quais características são comuns entre eles?

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Queriam romper com a dominação colonial e tiveram influência do pensamento iluminista.

Gabarito: ALTERNATIVA C

 

 


Quais características são comuns entre eles?

  • a)  A influência do pensamento iluminista e a participação maciça de pessoas da elite da sociedade local.

De fato, o pensamento iluminista estava muito presente nas duas experiências, penetrando na América portuguesa a partir de pessoas ilustradas do período, que viam na França um grande farol intelectual. No entanto, é errado supor uma maciça adesão das elites. A Conjuração Baiana foi pensada a partir de uma certa classe média ilustrada de Salvador com adesão limitada por membros da elite. No caso da Inconfidência Mineira, de fato, era um movimento mais relacionado às elites, mas apenas uma parcela da elite local. Ainda, há de se observar, havia uma elite portuguesa instalada no Brasil que se mantinha fiel à metrópole. Alternativa errada.

 

  • b)  Foram inspiradas pelo lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade e pretendiam acabar com a escravidão.

É um pouco exagerado se dizer que o lema revolucionário francês tenha inspirado a Inconfidência Mineira, uma vez que era movimentos contemporâneos. Nesse caso, era mais influente a Revolução Americana, que já havia se consolidado. A Conjuração Baiana, de fato, teria um claríssimo compromisso com a abolição da escravidão, fundando uma república tropical inteiramente livre. No entanto, a Inconfidência Mineira não tinha uma posição clara sobre o tema, inclusive contando com senhores de escravos entre os seus membros. Alternativa errada.

 

  • c)  Queriam romper com a dominação colonial e tiveram influência do pensamento iluminista.

Os dois principais fenômenos emancipacionistas no período colonial foram a Conjuração Baiana (1798-1799) e a Inconfidência Mineira (1789), sendo a última debelada antes mesmo do seu início. Ainda que tenham sido movimentos importantes e realmente influenciados pelo Iluminismo, não se pode dizer que qualquer um deles tenha de fato posto em risco o domínio português sobre a colônia. Nessa mesma esteira, é necessário relativizar a adesão ao Iluminismo dos levantes na América hispânica e no Brasil: ainda que houvesse, sim, um influência explícita, não se pode supor que todos esses movimentos desenvolviam as mesmas pautas, tampouco que convergiam para um ponto único. Enquanto a Revolução Haitiana (1791-1804) levantava a bandeira da igualdade para acabar com a escravidão e depor a administração colonial, a Inconfidência Mineira era liderada por membros da elite local, incluindo senhores de escravos, mais preocupados com a independência das Minas Gerais e muito distante de qualquer posição clara sobre a igualdade entre os homens. Ainda nesse âmbito, a experiência americana fez ascender uma nova direção para as demais colônias do continente, já que provava ser viável a conversão de antigos súditos de coroas europeias em cidadãos de legítimas repúblicas americanas. Ainda que nenhum dos dois movimentos pretendesse libertar todo o Brasil, há de se lembrar que queriam, sim, romper com Portugal a partir de suas capitanias. ALTERNATIVA CORRETA.

 

  • d)  Foram sufocadas sem grande derramamento de sangue, pois havia grande participação de pessoas ligadas à elite da sociedade local.

Essa ideia é real apenas para o caso da Inconfidência Mineira, quando apenas Tiradentes foi condenado à morte e a rebelião foi debelada antes do seu início. No caso da Conjuração Baiana, era composta por classes médias ilustradas e sem grande apoio das elites locais. A repressão militar seria brutal e todos os seus líderes seriam executados pela Coroa portuguesa. Alternativa errada.

 

  • e)  Pretendiam acabar com a escravidão e estabelecer a independência política do Brasil.

Como já explicado, ambos os movimentos pretendiam libertar apenas as suas capitanias; isto é, Bahia e Minas Gerais, sem qualquer identidade brasileira unindo o movimento. Além disso, como também já explicado, a Inconfidência Mineira não tinha compromisso claro com a abolição da escravidão. Alternativa errada.

 

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *