No contexto colonial, a escravidão indígena foi limitada por diversos fatores. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.
I. Entre os fatores limitadores da escravidão indígena, não está presente qualquer posição da Coroa Portuguesa.
II. Os índios que de fato reagiram à escravidão foram aqueles que habitavam as regiões mais distanciadas do litoral.
III. Um dos fatores que desencadearam a expulsão dos jesuítas da América Portuguesa no século XVIII foi a sua resistência ao uso da mão-de-obra indígena pelos colonos.
- A) Somente I é correta.
- B) Somente II é correta.
- C) Somente III é correta.
- D) Somente I e II são corretas.
- E) Somente II e III são corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Somente III é correta.
Gabarito: ALTERNATIVA C
No contexto colonial, a escravidão indígena foi limitada por diversos fatores. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.
- I. Entre os fatores limitadores da escravidão indígena, não está presente qualquer posição da Coroa Portuguesa.
Na segunda metade do século XVI, a presença jesuíta na América portuguesa já era uma realidade estabelecida e a obra de catequização indígena estava em pleno vigor. No entanto, as incursões dos colonos para captura indígenas para o trabalho compulsório colocavam em risco as reduções jesuítas; afinal, aldeavam grandes quantidades de nativos. A obra de evangelização, portanto, estava em risco, bem como os clérigos estavam expostos ao risco nessas incursões de captura, o que levou a Igreja a pressionar Portugal pela proibição da escravização de indígenas. Em 1570, D. Sebastião, rei de Portugal, proibiu a escravização de indígenas convertidos, limitando a ação àqueles que se recusassem à ação de evangelização. Afirmativa falsa.
- II. Os índios que de fato reagiram à escravidão foram aqueles que habitavam as regiões mais distanciadas do litoral.
A afirmativa parece fazer referência à facilidade de contato que os portugueses tiveram com as nações do tronco Tupi, que ocupavam o litoral numa faixa entre São Vicente e o Recôncavo Baiano. Já as nações do tronco Jé habitavam o interior do continente e alguns pontos da costa e resistiram a qualquer acordo com os portugueses. Ainda que a escravização tenha enfrentado reações por todas as nações, a posição dos indígenas Jé dificultava ainda mais o processo de apresamento, uma vez que seus prisioneiros de guerra não eram entregues aos portugueses como escravos. Num certo sentido, portanto, podemos, sim, pensar que os indígenas do litoral, os Tupi, impuseram menos dificuldades para o processo de colonização. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- III. Um dos fatores que desencadearam a expulsão dos jesuítas da América Portuguesa no século XVIII foi a sua resistência ao uso da mão-de-obra indígena pelos colonos.
A afirmativa trata de um período marcado pelas chamadas reformas pombalinas, quando o Marquês de Pombal, com grande ascendência sobre a Coroa portuguesa, conseguiu modernizar o Estado português com medidas de centralização do poder e de fortalecimento do Estado. Na América portuguesa, os jesuítas foram considerados um risco para o seu processo de fortalecimento do poder central, uma vez que suas reduções pelo território impediam a presença de autoridades coloniais e desempenhavam importante pressão sobre o cotidiano das capitanias. Por isso, em meados do século XVIII, os jesuítas seriam expulsos da região por Pombal, o que permitiria uma reorganização das relações de força na colônia com franca vantagem para o poder central. Além disso, àquela altura, o centro do trabalho compulsório estava em torno da escravização de africanos, que gerava um lucrativo comércio atlântico. Afirmativa falsa.
Assim, é verdadeira apenas a afirmativa II.
a) Somente I é correta.
b) Somente II é correta.
c) Somente III é correta.
d) Somente I e II são corretas.
e) Somente II e III são corretas.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.
Nosso gabarito: ALTERNATIVA B
Gabarito da banca: ALTERNATIVA C
Deixe um comentário