No contexto do Brasil colonial e das disputas entre os países europeus pelas terras do “Novo Mundo”, observa-se o caso da Monarquia francesa, que, rejeitando a partilha do mundo pelos ibéricos, procurou estabelecer núcleos colonizadores na América do Sul. Em 1555, foi fundada a “França Antártica”, na região da baía de Guanabara (Campos, 2009). Os franceses chegaram a se consolidar na América do Norte, nos territórios dos Grandes Lagos e do Rio São Lourenço, sendo que, aqui no Brasil:
- A) A maior parte dos franceses que para cá vieram, era composta por huguenotes fugindo das perseguições religiosas.
- B) A catequese, sob o comando da igreja católica, serviu de estímulo e subsídio para a vinda e a conquista de parte do território americano por eles.
- C) O grande apoio do governo lusitano, em nome de uma política de boa vizinhança na Europa, foi fundamental para a afirmação do projeto colonial francês.
- D) O interesse específico dos franceses era em atuar nas áreas mineradoras, já exploradas pelos lusitanos, o que retardou bastante o êxito colonial dessa nação.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) A maior parte dos franceses que para cá vieram, era composta por huguenotes fugindo das perseguições religiosas.
Gabarito: Letra A
A maior parte dos franceses que para cá vieram, era composta por huguenotes fugindo das perseguições religiosas.
A primeira tentativa de organização de um núcleo colonial francês na América ocorreu na Baía de Guanabara em 1555. O projeto colonial denominado de França Antártica era um empreendimento autorizado pelo rei francês que desafiou o Tratado de Tordesilhas, que garantia a divisão da América entre portugueses e espanhóis.
O núcleo colonial foi organizado por Nicolau Durand de Villegaignon. Os franceses buscavam se inserir no comércio do pau-brasil utilizando para isso mão de obra indígena. A colônia contou com a presença de huguenotes (protestantes franceses de inspiração calvinista) que fugiam das perseguições promovidas pelos católicos na França após as primeiras manifestações do movimento reformista religioso.
Com a notícia da implantação de uma colônia em terras portuguesas, que além de professarem uma religião diferente da católica e também desafiava o comércio do pau-brasil, a Coroa lusitana decidiu organizar expedições para combater e expulsar os franceses do litoral. As lutas ocorreram entre 1560 e 1567, quando os franceses foram definitivamente expulsos da Baía de Guanabara.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: A catequese, sob o comando da igreja católica, serviu de estímulo e subsídio para a vinda e a conquista de parte do território americano por eles.
A tentativa de organização de uma colônia francesa na América foi feita pelos huguenotes (calvinistas franceses) e não contou com apoio da Igreja Católica francesa.
Letra C: O grande apoio do governo lusitano, em nome de uma política de boa vizinhança na Europa, foi fundamental para a afirmação do projeto colonial francês.
A monarquia portuguesa não apoiou a instalação de um núcleo colonial francês em território americano. Os huguenotes franceses tiveram apoio da monarquia francesa que tinha por objetivo desafiar os domínios ibéricos na América.
Letra D: O interesse específico dos franceses era em atuar nas áreas mineradoras, já exploradas pelos lusitanos, o que retardou bastante o êxito colonial dessa nação.
O interesse específico dos franceses era atuar no comércio do pau-brasil e não na atividade mineradora, que só seria descoberta na porção lusitana no final do século XVII.
Referências:
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2000.
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Deixe um comentário