Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No fim do Século XVIII, era grande a insatisfação com a carestia e a opressão colonial. A isso se somava a simpatia que muitas pessoas demonstravam em relação às lutas pela emancipação do Haiti (1791-1804) e à Revolução Francesa (1789). Para difundir esta ideia fundou-se a loja maçônica Cavaleiros da Luz.

Em agosto de 1798, alguns conspiradores afixaram em muros e postes da cidade manifestos exortando a população à revolução. Os panfletos pregavam a proclamação da República, a abolição da escravidão, melhores soldos para os militares, promoção de oficiais, liberdade de comércio, etc.

Denunciado por um traidor, o movimento foi esfacelado. Alguns participantes foram presos, outros fugiram e quatro foram condenados à morte: Luís Gonzaga das Virgens, Lucas Dantas de Amorim Torres, João de Deus do Nascimento e Manuel Faustino dos Santos. (adaptado de ARRUDA & PILETTI, p.351)

O texto acima descreve, em parte, a

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Revolta dos Alfaiates, ocorrida em Salvador, Bahia.

Gabarito: ALTERNATIVA A

 

 

No fim do Século XVIII, era grande a insatisfação com a carestia e a opressão colonial. A isso se somava a simpatia que muitas pessoas demonstravam em relação às lutas pela emancipação do Haiti (1791-1804) e à Revolução Francesa (1789). Para difundir esta ideia fundou-se a loja maçônica Cavaleiros da Luz.


Em agosto de 1798, alguns conspiradores afixaram em muros e postes da cidade manifestos exortando a população à revolução. Os panfletos pregavam a proclamação da República, a abolição da escravidão, melhores soldos para os militares, promoção de oficiais, liberdade de comércio, etc.


Denunciado por um traidor, o movimento foi esfacelado. Alguns participantes foram presos, outros fugiram e quatro foram condenados à morte: Luís Gonzaga das Virgens, Lucas Dantas de Amorim Torres, João de Deus do Nascimento e Manuel Faustino dos Santos. (adaptado de ARRUDA & PILETTI, p.351)


O texto acima descreve, em parte, a

  • a)  Revolta dos Alfaiates, ocorrida em Salvador, Bahia.

A Conjuração Baiana (1798-1799) emergiu das contradições e das dificuldades vividas no ambiente da sua capitania. Salvador vivia ciclos de fome ao mesmo tempo em que a sociedade assumia uma configuração bastante singular: negros e mulatos (livres e libertos) vinham constituindo uma classe de trabalhadores urbanos (muitos deles, alfaiates) e autônomos com importante capacidade de articulação política. Nos anos anteriores, a escassez de alimentos atingiu níveis gravíssimos e deflagrou revoltas e saques em diversos pontos de Salvador. Paralelamente, negros e mulatos compunham cerca de 80% da população da capitania, e a noção de pertencimento e de revolta dos libertos contra a escravidão dava uma capacidade explosiva às mobilizações sociais na Bahia. Influenciados pelos acontecimentos no Haiti, pela Revolução Francesa e pelo pensamento iluminista, esses trabalhadores urbanos conspiraram pela proclamação de uma republica baiana independente, com fortes vínculos com a França revolucionária e livre da escravidão. Ou seja, a revolta tinha como ponto focal as questões mais importantes da vida da capitania, pretendendo libertá-la. ALTERNATIVA CORRETA.

 

  • b) Inconfidência Mineira, desencadeada em Ouro Preto, Minas Gerais.

A Conjuração Mineira foi severamente reprimida antes de qualquer ação efetiva em 1789, tendo ocorrido a prisão dos seus líderes e a execução de Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier), do que decorreu o fim completo do movimento. O movimento mineiro reunia a elite intelectual e econômica de Vila Rica, principal cidade de Minas Gerais, numa conspiração para deflagrar a independência da capitania mineira frente ao domínio português. Entre as principais causas da revolta estava a cobrança de pesados impostos sobre a mineração, mesmo com o grave declínio da atividade mineradora no último quarto do século XVIII. À época, Portugal cobrava, em impostos, tanto a quinta parte de toda produção aurífera na colônia quanto estabelecia que anualmente a capitania deveria pagar uma quantia fixa em impostos (a chamada "Derrama"). Acossados pelos impostos em tempos de declínio, os principais membros da sociedade colonial ligada à mineração planejaram uma revolução para libertar apenas a capitania de Minas Gerais (e não toda a colônia) frente a Portugal, fundando uma república na América. Alternativa errada.

 

  • c) Revolta de Beckman, que teve por palco São Luís, Maranhão.

A Revolta de Beckman ocorreu no Maranhão em 1684, tendo como líderes os proprietários rurais irmãos Beckman (Thomas e Manuel). Ainda que tenham conseguido assumir o controle da região por alguns meses, expulsando o governador e os jesuítas, a Revolta de Beckman foi debelada pouco mais de um ano depois, com a designação de um novo governo local capitaneado por Gomes Freire e, posteriormente, a criação do Estado do Maranhão e Grão Pará. Manuel Beckman seria preso e enforcado em novembro de 1685. Alternativa errada.

 

  • d)  Confederação do Equador, ocorrida em Recife, Pernambuco.

A Confederação do Equador (1824) foi um movimento marcadamente urbano que mobilizou intelectuais, militares e políticos na contestação contra o projeto centralizador de D. Pedro I e buscando uma afirmação brasileira sobre a presença lusa no nordeste. Além disso, inspirava-se no destino republicano e liberal da América para afirmar a posição ilegítima das potências europeias no continente, bem como buscava uma forma constitucional e federalista de organização política. Esse esforço chegou mesmo a tentar o apoio dos Estados Unidos para viabilizar a manutenção da revolução. Aderindo à forma republicana, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará se levantaram em favor da Confederação, que também esperava a adesão do Piauí e do Pará como uma grande forma federativa e republicana contra o modelo imperial centralizado por D. Pedro I na Constituição de 1824. Alternativa errada.

 

  • e) Cabanagem, ocorrida em Belém, Pará.

Com poucas ligações efetivas com o Rio de Janeiro, a província do Grão-Pará viveu uma rebelião popular entre 1835 e 1840 em decorrência de disputas da elite local. Os revoltosos entendiam que o país vivia uma degeneração dos princípios do Império, com um governo ilegítimo - a Regência - fazendo multiplicar as iniquidades pelo país. Sem propor um modelo alternativo de governo, os cabanos tomaram o controle de Belém em 1835 reunindo uma tropa essencialmente popular e espalharam e rebelião pelo interior. A resposta central veio com o uso da força para expulsá-los de Belém e com o controle dos rios para estrangular as redes de abastecimento e de comércio dos revoltosos, que saíram derrotados do conflito. Estima-se que as perdas gravitem em torno dos 20% de toda população da província. Alternativa errada.

 

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *