Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No final do século XVIII. a colônia brasileira foi palco de alguns movimentos influenciados peta Independência das Treze Colônias Inglesas da América do Norte (1776) e pela Revolução Francesa (1789). A Inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798), respectivamente, estão Inseridas nesse contexto histórico, cujo objetivo comum era a:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) criação de uma República independente.

Gabarito: ALTERNATIVA E

 

  • No final do século XVIII. a colônia brasileira foi palco de alguns movimentos influenciados peta Independência das Treze Colônias Inglesas da América do Norte (1776) e pela Revolução Francesa (1789). A Inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798), respectivamente, estão Inseridas nesse contexto histórico, cujo objetivo comum era a:

 

A Inconfidência Mineira (1789) se adensou no contexto do declínio do ciclo do ouro e do aumento do arrocho colonial, principalmente com os impostos pesados sobre a mineração. Com a queda constante da produtividade das minas, a elite mineira se via em um processo de endividamento e de deterioração de suas condições de vida enquanto os impostos portugueses estrangulavam a economia regional. Por outro lado, continuava a ser uma sociedade ilustrada que mandava seus filhos para estudar na Europa e mantinha uma casta importante de profissionais liberais, criando um certo circuito de circulação de livros e de ideias e dialogando com a experiência iluminista e a vitória dos Estados Unidos. Desse caldo de cultura e de contradições, parte da elite mineira passou a conspirar para encerrar o controle português sobre a capitania das Minas Gerais, proclamando-se uma república inspirada na experiência americana. Isto é, todas as motivações e todos os objetivos circulavam em torno do destino da capitania, e não de um sentimento de pertencimento a toda América portuguesa. A Conjuração Baiana (1798-1799) também emergiu das contradições e das dificuldades vividas no ambiente da sua capitania. Salvador vivia ciclos de fome ao mesmo tempo em que a sociedade assumia uma configuração bastante singular: negros e mulatos (livres e libertos) vinham constituindo uma classe de trabalhadores urbanos (muitos deles, alfaiates) e autônomos com importante capacidade de articulação política. Nos anos anteriores, a escassez de alimentos atingiu níveis gravíssimos e deflagrou revoltas e saques em diversos pontos de Salvador. Paralelamente, negros e mulatos compunham cerca de 80% da população da capitania, e a noção de pertencimento e de revolta dos libertos contra a escravidão dava uma capacidade explosiva às mobilizações sociais na Bahia. Influenciados pelos acontecimentos no Haiti, pela Revolução Francesa e pelo pensamento iluminista, esses trabalhadores urbanos conspiraram pela proclamação de uma republica baiana independente, com fortes vínculos com a França revolucionária e livre da escravidão. Ou seja, mais uma vez, a revolta tinha como ponto focal as questões mais importantes da vida da capitania, pretendendo libertá-la. Assim, observemos as alternativas propostas:

 

  • a)  criação de um tipo de serviço militar obrigatório.

A alternativa não faz sentido. Afinal, por que os colonos brasileiros se levantariam contra a administração colonial para que esta formasse um exército com serviço militar obrigatório? Uma medida assim antes aumentaria o controle metropolitano sobre a colônia. Alternativa errada.

 

  • b)  abolição total da escravidão.

De fato, a Conjuração Baiana tinha um compromisso declarado com o republicanismo e com o fim da escravidão. No entanto, não havia uma declaração clara da Inconfidência Mineira a respeito da escravidão. Ainda que houvesse pessoas simpáticas à causa da abolição entre os mineiros, é certo que havia importante presença de senhores de escravos que pressionariam pela manutenção das estruturas escravocratas. Alternativa errada.

 

  • c)  melhoria da remuneração dos soldados.

Esta alternativa esbarra no mesmo problema da primeira: a medida proposta aumentaria o controle metropolitano sobre a colônia. Portanto, não faria sentido que os colonos brasileiros se levantassem pelo soldo dos soldados portugueses. Alternativa errada.

 

  • d)  implantação de indústrias no Brasil.

Além de nenhuma das duas revoltas ter um conteúdo propriamente industrialista, é importante que o estudante tenha clareza de que nenhuma das duas pensava no Brasil como um todo. Em ambos os casos, os objetivos se concentravam nos limites das suas respectivas capitanias. Alternativa errada.

 

  • e)  criação de uma República independente.

Como explicado acima, as duas revoltas tinham profundo compromisso republicano e com a independência de suas capitanias frente a Portugal. Portanto, é sim correto se falar na criação de duas repúblicas independentes. ALTERNATIVA CORRETA.

 

 

Assim, está correta a ALTERNATIVA E.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *