No início do século XIX, grupos de capoeiristas usavam as ruas cariocas para exibir suas habilidades e resolver as diferenças. Enquanto a polícia reprimia os lutadores, a elite temia uma revolta dos escravos. […] Vários episódios confrontaram portugueses e brasileiros. Xingamentos deram lugar a pedras, cacos e garrafas. Capoeiras distribuíam golpes certeiros enquanto os brancos se defendiam como podiam. A sorte de dom Pedro I, contudo, foi selada por esses episódios, conhecidos como “as noites das garrafadas”. A elite brasileira e o Exército seguiram pressionando por mudanças no regime”.
(Adaptado de Antônio Neto. In: Aventuras na História. Edição 41, jan. 2007.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o período, considere as afirmativas a seguir:
1. No Brasil daquele período, a capoeira se tornou uma luta utilizada em enfrentamentos com a polícia, o que transformou seus adeptos em suspeitos aos olhos da elite política da época.
2. A capoeira, praticada por negros de diversas origens africanas, foi proibida pela justiça brasileira desde o seu surgimento, por ser considerada uma ameaça à segurança da população.
3. A resistência dos povos africanos diante da opressão da escravidão foi um elemento aglutinador da capoeira no Brasil, utilizada por seus praticantes como uma referência para a cultura popular.
4. Tradição dos negros escravizados no Brasil, a capoeira é hoje considerada uma expressão cultural que mistura esporte, luta, dança e música.
Assinale a alternativa correta.
- A) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
- B) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
- C) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
- D) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
- E) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Gabarito: ALTERNATIVA D
No início do século XIX, grupos de capoeiristas usavam as ruas cariocas para exibir suas habilidades e resolver as diferenças. Enquanto a polícia reprimia os lutadores, a elite temia uma revolta dos escravos. [...] Vários episódios confrontaram portugueses e brasileiros. Xingamentos deram lugar a pedras, cacos e garrafas. Capoeiras distribuíam golpes certeiros enquanto os brancos se defendiam como podiam. A sorte de dom Pedro I, contudo, foi selada por esses episódios, conhecidos como "as noites das garrafadas". A elite brasileira e o Exército seguiram pressionando por mudanças no regime”.
(Adaptado de Antônio Neto. In: Aventuras na História. Edição 41, jan. 2007.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o período, considere as afirmativas a seguir:
- 1. No Brasil daquele período, a capoeira se tornou uma luta utilizada em enfrentamentos com a polícia, o que transformou seus adeptos em suspeitos aos olhos da elite política da época.
Como fica claro no texto, a capoeira, no início do século XIX, concentrava em si uma série de vertentes e de variáveis daquela sociedade. Além de compor todo um complexo cultural muito potente, a prática também era uma forma de proteção dos seus praticantes. Um capoeira virtuoso tinha a chance de se proteger dos desmandos policiais em um Estado que sistematicamente compreendia negros e mestiços como riscos à elite. A sistemática da opressão policial contra as populações periféricas e excluídas tinha na capoeira uma forma de resistência muito significativa: usando seus próprios meios e sua própria cultura, os excluídos reagiam decisivamente para se defender do Estado. A elite política não demorou para ver o risco que isso representava para ela mesma: a resistência popular contra as forças policiais colocava em xeque o sequestro aristocrático do nascente Estado brasileiro. Não por uma acaso, ocorreria todo um grande esforço dessas elites de identificar a prática da capoeira com a degeneração do país e de perseguir os seus praticantes - desmobilizar, portanto, possibilidades de resistência e de lideranças populares. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- 2. A capoeira, praticada por negros de diversas origens africanas, foi proibida pela justiça brasileira desde o seu surgimento, por ser considerada uma ameaça à segurança da população.
Note bem o estudante que a afirmativa anterior e esta eram, na prática, mutuamente excludentes: a perseguição contra a capoeira ou era uma iniciativa das elites opressoras ou uma necessidade de proteção da população em geral. Além disso, a afirmativa dá a entender que a prática da capoeira é proibida até os dias atuais, mas, na verdade, a perseguição institucional começou a ser levantada oficialmente entre as décadas de 1930 e 1940. Mas, de todo modo, há de se compreender que a capoeira é uma expressão africana que chega aqui com os cativos e se desenvolve à margem da vida oficial da colônia. Portanto, não se pode pensar numa proibição logo no seu surgimento, já que ela é muito anterior às formas legais sistematizadas de sua repressão. Afirmativa falsa.
- 3. A resistência dos povos africanos diante da opressão da escravidão foi um elemento aglutinador da capoeira no Brasil, utilizada por seus praticantes como uma referência para a cultura popular.
A origem da capoeira no Brasil, de fato, passa diretamente pelo processo da escravização. Aquele universo profundamente opressor e desagregador de culturas ofereceu certas condições para um caldo de cultura de resistência dos escravos, que tinham nas lutas corporais tanto um meio de sobrevivência como um ponto focal das suas vidas sociais. Consequentemente, aquelas práticas complexas envolvendo a capoeira acabou sendo um referencial para o desenvolvimento de uma nova cultura nos trópicos ainda no período colonial, mas que acabou por se adensar numa cultura popular ao longo do século XIX e suas transformações urbanas. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- 4. Tradição dos negros escravizados no Brasil, a capoeira é hoje considerada uma expressão cultural que mistura esporte, luta, dança e música.
A capoeira vem num processo de reconhecimento geral pelo Estado brasileiro desde meados do século XX. Nesse esforço de refrear as perseguições e os preconceitos, houve uma construção importante de reconhecimento da capoeira como uma prática cultural complexa e viva, que ecoa a resistência física e cultural dos negros escravizados no Brasil. Inicialmente mais identificada como um esporte e uma luta, hoje a capoeira também é reconhecida como uma prática que movimenta dança e músicas específicas daquele universo cultural. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
Portanto, são verdadeiras as afirmativas 1, 3 e 4.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
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