No período da colonização do Brasil, foi empregado um sistema de ocupação das terras, conforme retratado no mapa a seguir:
O sistema a que o texto e a figura se referem denomina-se
- A) Faixas coloniais.
- B) Faixas regionais.
- C) Capitanias donatárias.
- D) Capitanias hereditárias.
- E) Tratado de Tordesilhas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Capitanias hereditárias.
Gabarito: Letra D
A questão traz um mapa contendo uma organização político-administrativa do Brasil colonial e quer saber qual o nome desse sistema. Vamos analisar as alternativas a fim de encontrar o gabarito.
a) Faixas coloniais.
Incorreta. Ao longo da história da organização administrativa, política e territorial do Brasil não existiu uma denominação de faixas coloniais.
b) Faixas regionais.
Incorreta. Ao longo da história da organização administrativa, política e territorial do Brasil não existiu uma denominação de faixas regionais.
c) Capitanias donatárias.
Incorreta. Donatários eram as pessoas que receberam do rei de Portugal os lotes de terra na América a fim de serem explorados e colonizados.
d) Capitanias hereditárias.
Correta. Com receio de perder o seu território na América devido às invasões de estrangeiros, Portugal decidiu colonizar as terras americanas através de um sistema administrativo conhecido como capitanias hereditárias. A parte portuguesa na América foi dividida em grandes lotes de terra, sendo esses lotes entregues a capitães donatários, que tinham a tarefa de investir nessas terras, protegê-las e torná-las produtivas. O donatário era considerado a autoridade máxima da capitania. Com a morte dele, os direitos eram transmitidos a seu herdeiro. Por isso, essas terras eram chamadas capitanias hereditárias.
e) Tratado de Tordesilhas.
Incorreta. Embora a linha que dividia a América em duas porções (uma para a Espanha e outra para Portugal) pode ser vista no mapa, este não se restringe apenas a linha do Tratado de Tordesilhas, indo além, dividindo a terra que pertencia a Portugal em faixas horizontais.
Referência:
COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Expedições da história: 7º ano. São Paulo: Moderna, 2022.
Deixe um comentário