No que se refere a Duarte da Costa, o segundo governador geral do Brasil, pode-se citar, entre as características do seu governo,
- A) a expulsão dos franceses e, conseqüentemente, a fundação da cidade do Rio de Janeiro.
- B) o apaziguamento da chamada Confederação dos Tamoios, utilizando-se da ajuda dos Jesuítas, entre eles José de Anchieta.
- C) a inabilidade em se relacionar com membros da igreja e a incapacidade de impedir a invasão francesa no Rio de Janeiro.
- D) o incentivo à agricultura e à pecuária por meio de vultosos empréstimos aos senhores de engenho.
- E) o estímulo à vinda de jesuítas com a finalidade de intensificar o processo de catequese sobre as comunidades indígenas.
Resposta:
Resposta:
A alternativa correta é C) a inabilidade em se relacionar com membros da igreja e a incapacidade de impedir a invasão francesa no Rio de Janeiro.
Explicação:
Duarte da Costa foi o segundo governador-geral do Brasil, exercendo o cargo de 1553 a 1558. Durante seu governo, houve uma série de problemas, incluindo a inabilidade em se relacionar com membros da igreja e a incapacidade de impedir a invasão francesa no Rio de Janeiro.
A opção A está incorreta, pois a expulsão dos franceses e a fundação da cidade do Rio de Janeiro ocorreram durante o governo de Estácio de Sá, em 1565. A opção B também está errada, pois o apaziguamento da Confederação dos Tamoios foi realizado por Mem de Sá, o terceiro governador-geral do Brasil. As opções D e E também não são características do governo de Duarte da Costa.
Deixe um comentário