No que se refere ao processo histórico europeu a partir do período medieval, julgue o item seguinte.
A colonização do Brasil pelos portugueses fez-se em obediência à lógica feudal, daí a ênfase na agricultura, por meio da cana-de-açúcar.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: ERRADO
A ordem feudal é profundamente associada à Idade Média, ao passo que a colonização da América e a plantation são fenômenos decorrentes das grandes transformações características da Idade Moderna. A instalação da lavoura açucareira no período colonial brasileiro tinha algumas características elementares: monocultura baseada no latifúndio, inteiramente voltada para a exportação e sustentada pela mão de obra escrava. Economicamente, tratava-se de um desdobramento do mercantilismo europeu, uma vez que o exclusivo de comércio colonial integrava a produção açucareira em termos muito vantajosos a Portugal e estruturada para preservar os superávits comerciais.
Por sua vez, o modo de produção feudal era praticamente todo baseado na produção agrícola, já que a vida urbana havia sido, em grande medida, abandonada em decorrência da desagregação das unidades políticas maiores e pelas invasões bárbaras. Os únicos pontos de aglomeração populacional mais complexa eram os feudos, pontos focais para a produção agrícola e para a pequena vida política existente. Além do pagamento de tributos aos senhores feudais com partes da produção agrícola, a rarefeita vida econômica do feudalismo tinha a dificuldades com a escassez de moeda, além de não haver uma elevada diversidade de moedas (sem haver, por exemplo, padronização sobre a produção de moedas com metais nobres), o que dificultava o comércio. Assim, as relações comerciais existentes se davam mais por por meio do sistema de trocas. Ou seja, a realidade feudal era diametralmente oposta à monocultura de exportação característica da colonização brasileira, bem como não empregava mão de obra escrava nos mesmos termos da plantation. Portanto, item ERRADO.
Deixe um comentário