O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.
CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: AtuaI, 1996.
Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de
- A) o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.
- B) os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
- C) a mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.
- D) as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.
- E) os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.
Gabarito: Letra A
A opção pelo açúcar se deu em função do alto valor que a mercadoria tinha na Europa a partir do século XIII. Entretanto, o açúcar era usado como remédio e tempero.
Após o século XVI, o açúcar passou a ser um produto de maior consumo no continente.
Assim, o lucro obtido com o comércio do produto era bastante vantajoso para Portugal.
A Coroa portuguesa implantou o cultivo da cana no Brasil após uma experiência já realizada em sua colônia na ilha da Madeira.
Podemos situar a entrada da cana no Brasil a partir de 1540, quando os primeiros engenhos começaram a ser instalados no Nordeste.
A mão de obra utilizada era a escrava africana, importada para a colônia na América através do tráfico transatlântico.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: Os árabes mantiveram com os portugueses relações de conflito e de negócios. Em um primeiro momento eram inimigos, sendo expulsos durante a guerra de independência de Portugal no século XII. Porém com o passar do tempo, os portugueses viram os árabes como povos em que poderiam ser mantidos contatos comerciais para obtenção de especiarias e os escravos iniciais para a ocupação da ilha da Madeira.
Letra C: A escolha do açúcar se deve pela procura no mercado europeu e pela utilização de mão de obra bastante suficiente em função do tráfico negreiro.
Letra D: As feitorias africanas comercializavam escravos, armas e fumo com os portugueses. Pode ser que o açúcar tenha chegado à África como moeda de troca por escravos, mas a produção açucareira era voltada para o mercado europeu, principal consumidor naquele momento.
Letra E: Todo o sistema açucareiro foi importado por Portugal, portanto, não havia algo semelhante na colônia. Os engenhos, o transporte do açúcar e a mão de obra eram de origem externa.
Deixe um comentário