Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O Brasil, ao emergir no contexto da formação do Novo Mundo,

Resposta:

A alternativa correta é letra C) acompanhou estruturalmente, no que se refere a seu modelo de inserção internacional, o resto da América Latina.

Gabarito: Letra C

 

Acompanhou estruturalmente, no que se refere a seu modelo de inserção internacional, o resto da América Latina.

 

O território que hoje conhecemos como Brasil se inseriu no contexto de formação do novo mundo como uma colônia europeia, estrutura seguida também em outros territórios americanos que passaram a ser colônias dos países europeus, sendo utilizadas seja para o povoamento, seja para a exploração econômica, seja para a busca e exploração de metais preciosos.

 

Por que as demais alternativas estão incorretas?

 

Letra A: o fez de costas para as heranças históricas aqui existentes antes da chegada dos colonizadores lusos.

 

A inserção do território que hoje conhecemos como Brasil no Novo Mundo não negou as heranças históricas existentes antes da chegada dos colonizadores lusos, visto que uma parte dessa inserção se deu em relação de muita curiosidade entre as populações nativas e os europeus, inclusive com trocas culturais e a presença de indígenas na Europa. Além disso, ainda hoje as heranças históricas dos povos nativos marca a cultura brasileira seja, nos folclores, nas palavras absorvidas pela língua portuguesa, na culinária, em festividades e símbolos culturais.

Letra B: empreendeu saga histórica marcada pela hegemonia cultural e econômica das abastadas famílias portuguesas que se deslocaram pelo Atlântico na direção da terra de Pindorama.  

A formação cultural do Brasil não foi marcada pela hegemonia cultural e econômica das famílias abastadas portuguesas. É preciso lembrar que as contribuições culturais recebidas de negros africanos escravizados, nativos e imigrantes de diversas origens fez do Brasil um país multifacetado.

Letra D: o fez com autonomia política bastante superior ao que seria previsto para seu estatuto colonial.

 

A inserção do território que hoje conhecemos como Brasil no Novo Mundo não foi marcada por uma autonomia política, visto que a colônia até a sua independência em 1822 permaneceu submetida as determinações da monarquia portuguesa.

 

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 1. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 2. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *