Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O Brasil de 1500 a 1822 é conhecido sob uma ótica vaga e particular, pois as representações deste período são feitas por cronistas, viajantes, religiosos e funcionários da Coroa Portuguesa; mas, afinal, o que foi esse Brasil? Assinale a afirmativa que exprime corretamente a concepção do país.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) O conceito de Brasil Império é marcado por uma relação de dominação cultural, política e econômica da Metrópole em relação à Colônia.

Gabarito: Anulada

 

De acordo com a banca, a questão foi anulada pelo fato de não existir um consenso entre os historiadores sobre as definições dos períodos da história do Brasil. Por exemplo, o tempo em que o Brasil foi um território pertencente a Portugal pode variar de historiador para historiador. Para alguns, o Brasil teria sido colônia portuguesa até 1822, quando ocorreu a independência. Para outros, o Brasil não pode ser mais tratado como uma colônia desde 1808 com a presença da Corte Portuguesa no Brasil, momento em que essa área passa a ser a cabeça do império luso-brasileiro.

 

Há ainda os pesquisadores que entendem que o conceito de colônia não retrata fielmente a ideia de que seria um território submisso, subordinado e explorado por uma metrópole. Um território de além-mar apresenta espaços de manobra em relação à sua metrópole. Há momentos em que os funcionários das coroas precisam negociar com as elites locais para que o poder metropolitano seja cumprido na América, o que denota que existe uma dinâmica negociação interna.

 

Na letra B, o erro está em dizer que a terminologia "Brasil Império", período que vai de 1822 a 1889 está marcada por uma relação entre Metrópole e Colônia. O Império brasileiro foi um estado soberano, sem qualquer ligação com laços de exclusivismo metropolitano ou pacto colonial como era no período anterior à 1822. Na letra C, existem várias características que definem o período conhecido como Brasil Império. Uma delas é a conservação da monarquia como forma de governo. Podemos citar também a manutenção da escravidão como principal força de trabalho. Na letra D, uma colônia é uma denominação político-territorial. Conceito usado a partir do século XIX para descrever experiências de dominação europeia pelo mundo e termo inexistente no vocabulário dos ideólogos das monarquias europeias entre os séculos XVI e XVIII.

   

Referência:

 

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *