Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O consumo dos alimentos nas propriedades de monocultura de cana-de-açúcar estava […] baseado no que se podia produzir nas brechas de um grande sistema subordinado ao mercado externo, resultando em uma grande quantidade de farinha de mandioca, feijões de diversos tipos, batata-doce, milho e cará comidos com pouco rigor, além de uma cultura do doce, cristalizada na mistura das frutas com açúcar refinado e simbolizada, popularmente, pela rapadura.

 

(Paula Pinto e Silva. “Sabores da colônia”. In: Luciano Figueiredo (org). História do Brasil para ocupados, 2013.)

 

O texto caracteriza formas de alimentação no Brasil colonial e revela

Resposta:

A alternativa correta é letra C) a articulação entre um sistema de produção voltado ao atendimento das necessidades e interesses da metrópole e as estratégias de subsistência.

Gabarito: ALTERNATIVA C

  • O texto caracteriza formas de alimentação no Brasil colonial e revela

Note bem o estudante o que pedia a banca na organização desta questão: um esforço elementar de interpretação de texto. Isto é, deveria o candidato se ater a encontrar a alternativa que mais bem se adequasse ao texto que serve de base ao enunciado. Assim, observemos as alternativas propostas.

  • a)  o esforço metropolitano de diversificar a produção da colônia, com o intuito de ampliar as vendas de alimentos para outros países europeus.

Não há nenhuma referência ao papel metropolitano no texto citado. Além disso, a agricultura de subsistência claramente não era uma preocupação da Metrópole, uma vez que se desenvolvia nos hiatos deixados pela monocultura de exportação, essa sim central para os interesses portugueses. Alternativa errada.

  • b)  a diferença entre a sofisticação da alimentação da população colonial e o restrito conjunto de alimentos disponíveis na metrópole.

Não se pode afirmar nada sobre a alimentação metropolitana a partir do trecho citado no enunciado. Além disso, fica clara a dieta restrita e bastante irregular experimentada na colônia. Alternativa errada.

  • c)  a articulação entre um sistema de produção voltado ao atendimento das necessidades e interesses da metrópole e as estratégias de subsistência.

O sistema de produção de interesse da metrópole era a monocultura voltada para exportação e baseada no sistema de plantation. Tratava-se de um sistema produtivo baseado no latifúndio, na monocultura e na mão de obra escrava, sendo inteiramente voltado para a exportação - e era este o caso do cultivo de cana de açúcar na América portuguesa. A lavoura de subsistência se organizava nos hiatos deixados por essas estruturas maiores, sendo uma iniciativa local e casuística necessária como estratégia de sobrevivência. ALTERNATIVA CORRETA.

  • d)  o interesse dos grandes proprietários de terras na colônia de produzir para o mercado interno, rejeitando a submissão ao domínio metropolitano.

Ora, os grandes proprietários eram justamente aqueles ligados ao setor agroexportador, que era extremamente lucrativo. Em comparação, o mercado doméstico era bastante diminuto e com uma circulação bastante restrita de recursos. Alternativa errada.

  • e)  a separação entre as lavouras voltadas ao fornecimento de alimentos para os países vizinhos e as plantações destinadas ao consumo interno.

A agroexportação não estava voltada para a vizinhança da América portuguesa, mas sim plenamente associada ao Pacto Colonial, que determinava o exclusivo de comércio da colônia com a sua metrópole. Alternativa errada.

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *