O descontentamento civil é tão antigo quanto a sociedade humana. A história foi pontuada por insurreições, na qual injustiça e ambição alimentaram a ânsia de transformar a sociedade. Na maior parte da sociedade registrada, a grande maioria da humanidade constituiu-se de camponeses trabalhando em benefício de uns poucos senhores. Uma vez satisfeitas as exigências do senhor local, pouco restava para suprir as necessidades básicas dos camponeses. Ainda assim, raramente a revolta levava a mudanças fundamentais. Insurreições deixam marcas na história tal como fazem com frequência as suas brutais repressões, mas revoluções bem-sucedidas foram raras até os tempos modernos.
Mark Almond. O livro de ouro das revoluções. Rio de
Janeiro: Ediouro, 2003, p. 8 (com adaptações).
Tendo como referência inicial o texto acima e considerando os múltiplos aspectos relativos à história mundial e do Brasil, julgue o item a seguir.
No Brasil, o mais célebre caso de insurreição popular — sobretudo camponesa — que colocou em risco o poder da metrópole portuguesa foi a Conjuração (Inconfidência) Mineira, que teve em Tiradentes sua mais expressiva liderança.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
A Conjuração Mineira, também conhecida como Inconfidência Mineira, foi um movimento de caráter político e social que ocorreu em 1789, na então Capitania de Minas Gerais, durante o período colonial brasileiro. Embora tenha sido liderada por Tiradentes, um militar e minerador, o movimento não foi uma insurreição popular camponesa, mas sim uma conspiração de elite, envolvendo membros da nobreza, militares e intelectuais que visavam à independência da região em relação à metrópole portuguesa.
Deixe um comentário