Continua após a publicidade..
O fracasso da maioria das capitanias hereditárias deveu-se, em grande parte, às dificuldades que os donatários tiveram de enfrentar. Entre elas, estava a resistência dos indígenas à invasão de suas terras, assim como os altos custos da empreitada […]. (MONTELLATO; CABRINI; CASTELLI JÚNIOR, 2000, p. 89).
MONTELLATO, Andrea Rodrigues Dias; CABRINI, Conceição; CASTELLI JÚNIOR, Roberto. História temática: diversidade cultural e conflitos. São Paulo: Scipione, 2000.
Os problemas citados no texto levaram o rei de Portugal a
- A) implantar um sistema de governo geral para centralizar o poder político na Colônia, estabelecendo um maior controle administrativo.
- B) promover a vinda de expedições com a incumbência de vigiar o litoral, impedindo ataques estrangeiros às capitanias.
- C) dar apoio militar e financeiro, bem como amplos poderes aos donatários, para combater indígenas hostis e rebeldes.
- D) enviar uma expedição colonizadora, sob o comando de Martim Afonso de Souza, para fundar várias povoações no litoral.
- E) dividir a colônia em lotes administrativos, nomeando governadores para cada área.
Resposta:
$@$v=v1.13-rv1$@$
Resposta
A alternativa correta é A) implantar um sistema de governo geral para centralizar o poder político na Colônia, estabelecendo um maior controle administrativo.
Essa resposta é correta porque, devido às dificuldades enfrentadas pelos donatários, como a resistência dos indígenas e os altos custos da empreitada, o rei de Portugal decidiu implantar um sistema de governo geral para centralizar o poder político na Colônia, estabelecendo um maior controle administrativo.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário