O índio era o único elemento então disponível para ajudar o colonizador como agricultor, pescador, guia, conhecedor da natureza tropical e, para tudo isso, deveria ser tratado como gente, ter reconhecidas sua inocência e alma na medida do possível. A discussão religiosa e jurídica em torno dos limites da liberdade dos índios se confundiu com uma disputa entre jesuítas e colonos. Os padres se apresentavam como defensores da liberdade, enfrentando a cobiça desenfreada dos colonos.
CALDEIRA, J. A nação mercantilista. São Paulo: Editora 34, 1999 (adaptado).
Entre os séculos XVI e XVIII, os jesuítas buscaram a conversão dos indígenas ao catolicismo. Essa aproximação dos jesuítas em relação ao mundo indígena foi mediada pela
- A) demarcação do território indígena.
- B) manutenção da organização familiar.
- C) valorização dos líderes religiosos indígenas.
- D) preservação do costume das moradias coletivas.
- E) comunicação pela língua geral baseada no tupi.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) comunicação pela língua geral baseada no tupi.
Gabarito: Letra E (comunicação pela língua geral baseada no tupi)
A partir de 1537, uma bula papal determinou que os indígenas eram considerados “seres inocentes e possuidores de alma”, o que significava que não possuíam a marca do pecado, como os africanos e tendo alma, poderiam ser convertidos à fé cristã.
No Brasil, diversos grupos religiosos tomaram a frente na missão de catequizar as populações indígenas. Destacaram-se capuchinhos, franciscanos, dominicanos e os jesuítas, estes, os principais nomes da tentativa de “civilizar” os nativos.
Entre as várias práticas adotadas pelos jesuítas para se relacionar com as populações indígenas, podemos citar, a utilização de uma língua geral baseada no tupi, chamada de Nheengatu.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: demarcação do território indígena.
A demarcação de territórios indígenas, bem como o seu reconhecimento pelo Estado é uma ação das legislações indígenas do século XX, com maior destaque, na Constituição de 1988. Nos primeiros contatos com as populações indígenas, havia deslocamento desses grupos para aldeamentos próximos às igrejas católicas.
Letra B: manutenção da organização familiar.
Quando os indígenas passaram a ser aldeados pelos jesuítas, os religiosos modificaram algumas das estruturas familiares, como, por exemplo, a exigência da monogamia no lugar da poligamia.
Letra C: valorização dos líderes religiosos indígenas.
Os jesuítas não valorizavam líderes religiosos indígenas. Ao contrário, procuravam eliminar a concorrência em matéria da fé, definindo que as únicas autoridades religiosas nas aldeias eram os padres.
Letra D: preservação do costume das moradias coletivas.
Os jesuítas modificaram também na forma de habitação dos indígenas aldeados. No lugar da oca, onde habitavam várias famílias indígenas, os jesuítas organizaram ocas com uma única família, exigindo que fosse abandonado o costume poligâmico.
Referência:
CALDEIRA, Jorge. A nação mercantilista. São Paulo: Editora 34, 1999.
Deixe um comentário