“ O Mendonça era Furtado
Pois dos paços o furtaram
Governador governado
Para o reino o despacharam.”
A cantiga popular refere-se à expulsão do governo da capitania de Pernambuco durante a revolta do movimento nativista denominado:
- A) Guerra dos Mascates.
- B) Guerra dos Farrapos.
- C) Revolta de Beckman.
- D) Guerra dos Emboabas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Guerra dos Mascates.
Gabarito da banca: Letra A
Gabarito do professor: Anulada
O acontecimento relatado não está em nenhuma das alternativas.
A cantiga popular embora fosse cantada à época da Guerra dos Mascates refere-se ao episódio de deposição do governador da capitania de Pernambuco, Jerônimo de Mendonça Furtado, conhecido como governador Xumbergas.
Essa deposição também é conhecida na historiografia como a Conjuração de Nosso Pai.
Jerônimo de Mendonça Furtado foi escolhido governador pela Coroa Portuguesa, mas não reconhecia a importância dos senhores de engenho de Pernambuco, uma vez que não respeitava hierarquias, favorecendo aliados em detrimento dos grupos tradicionais e prendendo os que se opunham a ele.
Além disso, era acusado de comercializar clandestinamente com os franceses, de subtrair o montante arrecadado para donativos régios e de cunhar moedas falsas.
A esse vasto repertório de inimizades e dissensões, some-se a inimizade, ou pelo menos, falta de sintonia com o vice-rei Conde de Óbidos, governador geral do Brasil (1663-1667), que teve como uma de suas principais missões frear a autonomia de muitos governadores.
Jerônimo Furtado não tomou conhecimento do vice-rei na Bahia e continuou a governar conforme suas convicções até ser deposto em 1666 e mandado para Portugal.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Era para ser o gabarito, mas a cantiga fala da expulsão do governador antes da Guerra dos Mascates ocorrida entre 1710 e 1712.
Letra B: Revolta regencial ocorrida no sul do Brasil entre 1835 e 1845.
Letra C: Revolta ocorrida no Maranhão contra a Companhia de Comércio, órgão responsável pela gestão comercial na região e que não vinha cumprindo os acordos.
Letra D: Revolta ocorrida em Minas Gerais pela disputa de áreas de mineração.
Resposta baseada na fonte:
Conjuração e deposição do governador Xumbergas. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/?revoltas_categoria=1666-conjuracao-e-deposicao-do-governador-xumbergas-pernambuco. Acesso: 20 abr. 2020.
Deixe um comentário