O período colonial brasileiro foi marcado por muitas tensões sócio-políticas, pois nem todos que habitavam a colônia eram passivos ao conjunto de regras que movimentavam o sistema gerenciado pela metrópole. A respeito de um dos vários conflitos que ocorreram no Brasil pode afirmar que em 1684, na Revolta dos Beckman:
- A) Os antagonismos entre colonos e jesuítas e colonos eram nulos, pois ambos tinham os mesmos interesses no Brasil referente à exploração da terra e na mão de obra e na captura dos índios para escravização.
- B) Os proprietários de terras usavam o escravo negro em seus domínios e em regiões pobres como a do Maranhão, que não tinha como investir na compra de africanos escravizados, a igreja autorizava o uso de índios para o trabalho forçado, pois priorizava a exploração econômica à catequização, por trazer resultados imediatos ao eixo metropolitano.
- C) O governo português criou, em 1682, a Companhia Privilegiada de Comércio do Estado do Maranhão, que teria o monopólio do comércio externo da capitania, responsabilizando-se por abastecer a região com os produtos de que carecia, inclusive escravos negros, introduzindo cerca de 500 por ano, durante 10 anos.
- D) Temos como conseqüência na Revolta dos Beckman a melhoria das condições de vida população maranhense devido os maiores investimentos da metrópole para recuperar os prejuízos do conflito.
Resposta:
A resposta correta é a letra C) O governo português criou, em 1682, a Companhia Privilegiada de Comércio do Estado do Maranhão, que teria o monopólio do comércio externo da capitania, responsabilizando-se por abastecer a região com os produtos de que carecia, inclusive escravos negros, introduzindo cerca de 500 por ano, durante 10 anos.
Essa alternativa é a correta porque a Revolta dos Beckman, ocorrida em 1684, foi uma reação contra a criação da Companhia Privilegiada de Comércio do Estado do Maranhão, que monopolizava o comércio externo da capitania e introduzia escravos negros na região. Os irmãos Beckman, que lideraram a revolta, eram contrários à criação da companhia e à introdução de escravos negros, pois acreditavam que isso prejudicaria a economia local e a exploração de mão de obra indígena.
Deixe um comentário