O quadro em destaque na imagem abaixo representa uma cena do que conhecemos historicamente como “As Negras do Tabuleiro”.
(Fonte: Lavagem do Minério do Ouro, perto do morro do Itacolomi, RUGENDAS, J. M., 1835)
A respeito deste período, leia as afirmativas abaixo.
I. A mineração era um trabalho pesado, feito principalmente por homens.
II. As negras retratadas por Rugendas na figura acima eram, provavelmente, vendedoras ambulantes, que ofereciam comida e bebida aos que trabalhavam na extração do ouro.
III. Geralmente essas mulheres eram livres, mas trabalhavam por conta dos mineradores, vigiando os trabalhadores na extração do ouro.
IV. Elas transitavam pelas vilas, roças e arraiais, vendendo suas mercadorias para pessoas de todas as condições sociais.
Assinale a alternativa correta.
- A) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
- B) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
- C) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
- D) Todas as afirmativas estão incorretas
- E) Apenas a afirmativa III está correta
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
Gabarito: Letra B
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
Vamos analisar proposição por proposição:
I. A mineração era um trabalho pesado, feito principalmente por homens. (Correta)
Apesar de o escravo ter sido a principal mão de obra na mineração do Brasil, milhares de homens sem grande posses tentaram a sorte na região das minas.
Devido a dureza do trabalho de mineração, com frequência escravos eram afetados por doenças graves e tratados com negligencia, levando a uma alta mortalidade deste grupo.
Um fator que contribuía para a elevação da mortalidade eram os riscos inerentes às condições de trabalho na mineração, com constantes afogamentos, soterramentos e asfixias por gases das galerias subterrâneas.
II. As negras retratadas por Rugendas na figura acima eram, provavelmente, vendedoras ambulantes, que ofereciam comida e bebida aos que trabalhavam na extração do ouro. (Correta)
As negras de tabuleiro faziam parte do grupo de vendedores ambulantes que participavam do comércio alimentício na região das minas.
III. Geralmente essas mulheres eram livres, mas trabalhavam por conta dos mineradores, vigiando os trabalhadores na extração do ouro. (Incorreta)
As negras do tabuleiro eram mulheres livres ou escravas que participavam do comércio alimentício nas áreas próximas da zona de mineração.
Quando livres comercializavam como uma forma de subsistência, quando escravas, comercializavam produtos selecionados pelos seus senhores e podiam ficar com uma parte do dinheiro que arrecadavam com as vendas.
IV. Elas transitavam pelas vilas, roças e arraiais, vendendo suas mercadorias para pessoas de todas as condições sociais. Correta
As negras do tabuleiro eram mulheres livres ou escravas que geralmente vendiam gêneros alimentícios e aguardente nas proximidades da zona de mineração.
Referências:
AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.
CAMPOS, Flavio de. A escrita da história: ensino médio: volume único. 1ª ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.
Deixe um comentário