O Regimento de Tomé de Sousa é uma das primeiras documentações históricas sobre a administração portuguesa nos trópicos. Observe um trecho do documento:
Porque uma das principais cousas que mais cumpre, para se as ditas terras do Brasil melhor povoar, é dar ordem, como os corsários que a elas forem, sejam castigados, de maneira que não se atrevam a ir lá; vos encomendo muito, que tenhais especial cuidado, de tanto que souberdes que há corsários em alguma parte da dita costa, ireis a ela com os navios e gente que vos parecer bem, e trabalhareis pô-los tomar, e tomando-os, procedereis contra eles de maneira que se contém em uma Provisão minha que, para isso, levais.
Disponível em: http://lemad.fflch.usp.br/sites/lemad.fflch.usp.br/files/2018-04/ Regimento_que_levou_Tome_de_Souza_governador_do_Brasil.pdf
Esse trecho do regimento de Tomé de Sousa apresenta uma das motivações para a colonização da América Portuguesa no século XVI, que foi:
- A) A necessidade da rápida evangelização dos indígenas, razão única e especial da colonização portuguesa na América, que era motivada pelos ideais cristãos.
- B) A presença de agentes comunistas entre os indígenas, classificados pelo antropólogo Pierre Clastres, em A Sociedade Contra o Estado, como potenciais subversivos ao não reconhecer a fé, o rei e a lei.
- C) Interesses chineses, que estiveram na América muito antes dos espanhóis e portugueses, e que buscavam ter uma nova forma de vivência com os indígenas.
- D) A presença de corsários estrangeiros, em especial os franceses, que tinham interesses comerciais no tráfico do pau-brasil e na navegação e exploração das terras americanas.
- E) A necessidade de se povoar o litoral sul do Brasil com imigrantes das ilhas dos Açores e da Madeira.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra D) A presença de corsários estrangeiros, em especial os franceses, que tinham interesses comerciais no tráfico do pau-brasil e na navegação e exploração das terras americanas.
Essa resposta é correta porque o trecho do Regimento de Tomé de Sousa apresenta a preocupação com a presença de corsários estrangeiros na costa brasileira e a necessidade de tomar medidas para combatê-los, a fim de garantir a segurança e o controle português sobre as terras americanas.
Deixe um comentário