O responsável pela transferência da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763, foi:
- A) D. João VI.
- B) D.Pedro I.
- C) Marquês de Pombal.
- D) D. Manuel.
- E) Visconde de Barbacena.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Marquês de Pombal.
Gabarito: ALTERNATIVA C
O responsável pela transferência da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763, foi:
- a) D. João VI.
D. João VI só se tornaria príncipe regente em 1791, quando sua mãe, Dona Maria I, passou a apresentar sinais de loucura. Seria o responsável pela fuga da família real para o Brasil, onde promoveu grandes reformas urbanas e acabou coroado rei em 1816. Ou seja, não pertence ao período tratado. Alternativa errada.
- b) D.Pedro I.
Pedro I foi o primeiro imperador brasileiro, além de ter sido príncipe português por ser filho de D. João VI. Reinando entre 1822 e 1831, Pedro I reafirmou a posição do Rio de Janeiro como capital do país independente e epicentro da sua vida política. Alternativa errada.
- c) Marquês de Pombal.
O Marquês de Pombal foi a principal figura do despotismo esclarecido português. Durante o reinado de D. José I, o Marquês de Pombal conseguiu se consolidar como a figura política mais importante de Portugal, principalmente após o grande terremoto de Lisboa de 1755. Propondo um amplo programa de reformas públicas e institucionais, Pombal tanto conseguiu introduzir o iluminismo no Estado português quanto concentrar em si praticamente todos os poderes de governo, formando-se uma espécie de primeiro-ministro português. Para a situação da colônia americana, Pombal entendia que a capital em Salvador não atendia a dois princípios básicos: garantir a projeção portuguesa para a Bacia do Prata e estabelecer uma linha de defesa à região aurífera da capitania das Minas Gerais. Encravada entre montanhas, a cidade do Rio de Janeiro tinha uma capacidade de defesa natural e tinha uma posição estratégica entre três pontos essenciais para a costa leste do Brasil: a zona açucareira do Nordeste, a zona mineradora e as capitanias próximas à tensa região do Prata. Com essa transferência, esperava-se dar uma posição mais dinâmica para a sede administrativa e azeitar melhor o controle sobre a colônia. ALTERNATIVA CORRETA.
- d) D. Manuel.
D. Manuel I era o rei de Portugal à época do descobrimento das terras americanas pela esquadra de Pedro Álvares Cabral. Seu reinado se estendeu de 1495 a 1521. Alternativa errada.
- e) Visconde de Barbacena.
O título de Visconde de Barbacena pertenceu a sete pessoas diferentes entre os séculos XVII e XIX. Com esta construção, fica impossível saber exatamente a qual deles o avaliador fazia referência. De qualquer forma, nenhum deles exerceu papel decisivo na transferência da capital para o Rio de Janeiro. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
Deixe um comentário