O século XVI marcou o início da colonização do território brasileiro pelos portugueses, mas as terras descobertas ao sul do continente americano e conquistadas por Portugal e Espanha foram, à época, cobiçadas por outros povos europeus como os franceses, ingleses e holandeses, que chegaram a ocupar os domínios portugueses e espanhóis no Novo Mundo. Em meio a essa disputa, ampliada quando Portugal foi incorporado pela Espanha na denominada União Ibérica (1580–1640), situa-se parte significativa da história do Maranhão no período colonial.
Considerando o contexto histórico apresentado no texto precedente, julgue o seguintes item relativo à história do Maranhão no período colonial.
O projeto de colonização francesa no Brasil teve início com a fundação da França Equinocial, na região do atual Maranhão.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: ERRADO
Considerando o contexto histórico apresentado no texto precedente, julgue o seguintes item relativo à história do Maranhão no período colonial.
- O projeto de colonização francesa no Brasil teve início com a fundação da França Equinocial, na região do atual Maranhão.
O item em tela oferecia duas dificuldades básicas ao candidato. A primeira delas é o conhecimento sobre a "França Equinocial", que foi o projeto de colonização francês na região do Maranhão, cujo marco maior foi a fundação do Forte de São Luís em 1612 por La Ravardière. A segunda, deveria o candidato conhecer a tentativa de ocupação francesa do Rio de Janeiro em 1555, no âmbito do projeto da França Antártica. Ambas as ações se baseavam na premissa de questionar o direito de posse de Espanha e Portugal sobre as terras da América, conforme assegurava o Tratado de Tordesilhas (1494). Para os franceses, o direito de posse deveria ser consagrado àqueles que promovessem a ocupação efetiva do território, e não às Coroas católicas que contassem com a proteção política da Igreja romana.
Com um item tão incisivo, o candidato que não tivesse esses rudimentos de história do período colonial dificilmente conseguiria responder corretamente. Sem mais, o item está ERRADO.
Deixe um comentário