O século XVIII foi decisivo em termos de transformações econômicas no Brasil. A mineração foi um elemento importante de transformação na grande colônia portuguesa da América do Sul.
Entre as várias mudanças, podemos destacar:
- A) A falta de mão de obra especializada possibilitou o incentivo à vinda de imigrantes europeus para trabalharem nos empreendimentos mineradores do interior do Brasil, como mão de obra assalariada.
- B) Novas áreas do interior do Brasil começaram a ser exploradas para dar apoio logístico à exploração mineral. Era necessário produzir charque, couro, alimentos e mulas para atender às demandas de Minas Gerais.
- C) A mineração promoveu a industrialização de São Paulo, que teve o incentivo para a formação dos primeiros empreendimentos industriais, tendo em vista a sua localização geográfica privilegiada ao lado da região mineradora.
- D) Os indígenas brasileiros foram integrados como trabalhadores assalariados na exploração mineral, seguindo o exemplo do Peru e do México, onde a população indígena se tornou a principal fornecedora de mão de obra.
- E) Os recursos oriundos da exploração mineral possibilitaram um aumento da autonomia administrativa do Brasil, o que, por sua vez, permitiu desonerar os cofres portugueses com os custos da administração colonial.
Resposta:
Resposta Correta: B) Novas áreas do interior do Brasil começaram a ser exploradas para dar apoio logístico à exploração mineral.
A resposta correta é a letra B porque durante o século XVIII, com o início da mineração no Brasil, especialmente em Minas Gerais, houve a necessidade de produzir alimentos, charque, couro e mulas para atender às demandas dos mineradores. Isso levou à exploração de novas áreas do interior do Brasil, que antes eram desconhecidas ou pouco habitadas, para dar apoio logístico à exploração mineral.
Essa opção é a correta porque as outras alternativas não são verdadeiras ou não estão relacionadas diretamente com as transformações econômicas no Brasil durante o século XVIII. A mineração não promoveu a industrialização de São Paulo, nem os indígenas brasileiros foram integrados como trabalhadores assalariados na exploração mineral, e tampouco os recursos oriundos da exploração mineral possibilitaram um aumento da autonomia administrativa do Brasil.
Deixe um comentário