Continua após a publicidade..
O Tratado de Amiens (1802), que envolveu as potências europeias em luta contra Napoleão Bonaparte, teve impacto no contexto de disputas entre França e Portugal em relação ao território atual do Amapá, ao determinar que as fronteiras entre as possessões francesas e portuguesas seriam
- A) negociadas a longo prazo entre França e Portugal, em função do histórico de ocupação de cada país na região e da predominância de habitantes de uma ou de outra nacionalidade em cada parte do território.
- B) definidas pelo Rio Araguari, cabendo o território ao norte para os franceses e ao sul para os portugueses, com navegação livre pelo mesmo rio para os barcos de ambos países.
- C) estipuladas definitivamente por uma arbitragem internacional, uma vez que os dois países não conseguiam chegar a um consenso sobre a fatia do território que correspondia a cada nação.
- D) demarcadas pelo curso do rio Caciporé, ao norte do qual ficaria assegurada a parte a ser anexada à Guiana Francesa, cabendo a Portugal o domínio do resto do território.
- E) estabelecidas pela Inglaterra que, interessada em firmar um acordo de paz com a França, reconhecia que esse país, juntamente com a Espanha, deveria ter a posse do Amapá, pelos esforços colonizatórios empreendidos.
Resposta:
$@$v=v1.13-rv2$@$
Resposta
A alternativa correta é B) definidas pelo Rio Araguari, cabendo o território ao norte para os franceses e ao sul para os portugueses, com navegação livre pelo mesmo rio para os barcos de ambos países.
Explicação
O Tratado de Amiens, assinado em 1802, foi um acordo de paz entre a França e as potências europeias, incluindo Portugal. No contexto das disputas entre França e Portugal em relação ao território atual do Amapá, o tratado estabeleceu que as fronteiras entre as possessões francesas e portuguesas seriam definidas pelo Rio Araguari. Isso significa que o território ao norte do rio seria atribuído à França, enquanto o território ao sul seria atribuído a Portugal, com navegação livre pelo rio para os barcos de ambos os países.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário