O tratamento conferido aos escravos no sistema colonial foi tema da produção escrita de jesuítas, como André José Antonil, que afirmou que na colônia esses costumavam ser tratados a “pau, pão e pano”.
Considere as seguintes afirmações sobre a relação da igreja católica com a escravidão, no sistema colonial implementado pela Coroa portuguesa no Brasil:
I. Era comum que padres e membros do clero se valessem do trabalho de escravizados nas propriedades da Igreja.
II. A Igreja Católica condenava a escravidão de qualquer povo, e diversos jesuítas, como André José Antonil, relataram os maus tratos conferidos aos escravizados.
III. Os africanos escravizados eram em geral batizados e recebiam nomes cristãos, uma vez que a Igreja defendia que deveriam ser catequizados.
IV. A Igreja católica incentivou os matrimônios entre brancos e negros como forma de branquear a população de escravizados, majoritária no período colonial.
Está correto o que se afirma APENAS em
- A) I, II e IV.
- B) I e III.
- C) II e III.
- D) I, III e IV.
- E) II e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) I e III.
Vamos analisar cada afirmativa para identificar quais estão corretas.
CORRETO. É um fato histórico que a Igreja Católica, assim como outras instituições da sociedade colonial, utilizava o trabalho escravo em suas propriedades. O próprio Vaticano admitiu em 1993 que a Igreja se beneficiou do trabalho escravo em seus engenhos e fazendas no Brasil durante o período colonial.
INCORRETO. A Igreja Católica não condenava a escravidão como um todo. Embora alguns membros da Igreja, como jesuítas, criticassem os maus tratos aos escravizados, a instituição como um todo não se posicionou contra a escravidão durante o período colonial. A Igreja aceitava a ideia de que a escravidão era uma condição natural e legal de alguns povos e raças.
CORRETO. A Igreja Católica defendia a catequização dos africanos escravizados. Isso incluía o batismo e a adoção de nomes cristãos. A ideia era que, ao se converterem ao cristianismo, os escravizados aceitariam mais facilmente sua condição.
INCORRETO. A ideia do "branqueamento" da população é uma política que surge no final do século XIX e início do século XX, muito tempo após o período colonial. Durante o período colonial, a Igreja não incentivou casamentos inter-raciais como forma de "branquear" a população. Na verdade, o casamento entre brancos e negros era muitas vezes desencorajado.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA B (I e III).
Deixe um comentário