Observe a figura a seguir.
(Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=
victor+meirelles+obras+batalha+dos+guararapes. Acesso em: 25 de novembro de 2017.)
A pintura de Victor Meirelles retrata a Batalha dos Guararapes, episódio fundamental da expulsão dos holandeses da América Portuguesa. A vitória obtida diante das tropas estrangeiras é interpretada como um dos momentos de fundação da nacionalidade brasileira, pois em defesa das terras pernambucanas, uniram-se lideranças brancas, indígenas e negras. Além da união das diversas forças sociais, qual outro motivo explica a derrota holandesa?
- A) A crise da Companhia das Índias Ocidentais e a consequente falta de recursos para sustentar a guerra.
- B) A proibição do tráfico negreiro pela Inglaterra, que inviabilizou os engenhos holandeses na América Portuguesa.
- C) As conquistas napoleônicas, que anexaram a Holanda ao império francês, aliado de Portugal.
- D) A descoberta de ouro e diamantes em Minas Gerais e a consequente mudança do eixo econômico da exploração colonial.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) A crise da Companhia das Índias Ocidentais e a consequente falta de recursos para sustentar a guerra.
Gabarito: Letra A
A crise da Companhia das Índias Ocidentais e a consequente falta de recursos para sustentar a guerra.
A expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro liga-se à conjuntura de crise das exportações do açúcar brasileiro. Desde 1641, a economia do Brasil holandês vinha dando sinais de desgaste , e ano após ano, o volume de exportações do açúcar caía.
Consequentemente a queda das exportações do açúcar levou à diminuição dos lucros da Companhia das Índias Ocidentais, que para conseguir obter alguma renda apertou os proprietários de engenhos e lavradores com taxas e mais taxas. Estes não satisfeitos com a mudança da política econômica feita pela Companhia das Índias Ocidentais se armaram e organizaram uma resistência que se transformou em levante para expulsar os holandeses, feito alcançado em 1654.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: A proibição do tráfico negreiro pela Inglaterra, que inviabilizou os engenhos holandeses na América Portuguesa.
A Inglaterra não proibiu o tráfico nesse contexto, pois ela também dependia da mão de obra africana em suas colônias no Caribe e no sul das 13 colônias.
Letra C: As conquistas napoleônicas, que anexaram a Holanda ao império francês, aliado de Portugal.
Essa alternativa fala de um episódios posterior ao período holandês no Brasil. As conquistas napoleônicas ocorreram como desdobramento da Revolução Francesa, mais de um século depois da invasão e expulsão dos holandeses no Nordeste.
Letra D: A descoberta de ouro e diamantes em Minas Gerais e a consequente mudança do eixo econômico da exploração colonial.
Quando ouro e diamantes foram descobertos em Minas Gerais e no Centro-Oeste, os holandeses já haviam sido expulsos do território brasileiro. Logo, a descoberta do ouro e diamantes não foi motivo para a expulsão dos holandeses uma vez que ocorreu muito tempo depois.
Referência:
VAINFAS, Ronaldo. "Tempo dos flamengos: a experiência colonial holandesa". In: FRAGOSO, João Luís e GOUVÊA, Maria de Fátima. O Brasil Colonial (1580-1720). volume 2. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 2017.
Deixe um comentário