Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Observe a gravura, associando-a a expansão territorial

 

Bandeirantes fazem uma pausa para saciar a sede em suas Andanças em busca de Índios ou de minerais preciosos. In: ARRUDA, José Jobson de Andrade e PILETTI, Nelson. Toda a História: História Geral de do Brasil. São Paulo: Ática, 2006.

 

A expansão da ocupação portuguesa, foi gradativa e resultou da articulação entre vários fatores, podendo-se afirmar que:

 

I. A principal base econômica para a ocupação da Amazônia foi a coleta de recursos florestais, as chamadas drogas do sertão, como cacau, baunilha, guaraná e ervas medicinais e aromáticas, administrada pelos jesuítas, que utilizavam o conhecimento e a mão-de-obra indígenas.

 

II. O sertão nordestino foi um prolongamento da lavoura canavieira, fornecendo novas terras e mão-de-obra para a expansão da lavoura.

 

III. Para sustentar a dominação lusa sobre a região sul, criaram-se as estâncias.

 

IV. A contribuição das bandeiras foi de grande relevância para a ocupação e povoamento do interior do Brasil, fundando povoados, criando vilas, dando início à exploração mineradora e, sobretudo, ampliando as fronteiras da colônia além dos limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas.

 

V. A catequização dos indígenas, fazendo com que os jesuítas adentrassem ao interior do território, fundando, entre os séculos XVII e XVIII, aldeamentos na Amazônia, e no sul e sudeste do Brasil atual.

 

Verifica-se que estão corretas

Resposta:

$@$v=undefined-rv1$@$

Resposta

A alternativa correta é letra E) I, II, III, IV e V.

Explicação: A expansão territorial portuguesa no Brasil Colonial foi resultado da articulação de vários fatores. A coleta de recursos florestais na Amazônia, a expansão da lavoura canavieira no sertão nordestino, a criação de estâncias no sul, a contribuição das bandeiras para a ocupação e povoamento do interior do Brasil e a catequização dos indígenas foram todos fatores importantes para a expansão territorial.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *