Continua após a publicidade..
Observe a holandesa charge abaixo, referente ao fim da presença no Nordeste Brasileiro no século XVII, e responda a pergunta a seguir.
Pode-se afirmar que a charge refere-se, como consequência da expulsão dos holandeses, do Brasil,
- A) ao início da produção holandesa na América Central, levando, de imediato, à crise da economia no Brasil como um todo, que só se recuperou com a descoberta do ouro, na região das Minas Gerais.
- B) à crise econômica do Nordeste brasileiro, devido a concorrência do açúcar do Brasil com a produção açucare ira holandesa nas Antilhas.
- C) ao enfraquecimento da economia nordestina que não suportou a posterior invasão dos franceses no Maranhão, onde fundaram a colônia denominada de França Equinocial.
- D) à crise econômica do Nordeste brasileiro, após a expulsão dos holandeses da Bahia no ano de 1625.
- E) à reafirmação da presença portuguesa no Nordeste brasileiro, possibilitando a retomada da produção do açúcar na região que voltou a concorrer, em pé de igualdade, com o açúcar antilhano.
Resposta:
$@$v=undefined-rv1$@$
A alternativa correta é letra B) à crise econômica do Nordeste brasileiro, devido à concorrência do açúcar do Brasil com a produção açucareira holandesa nas Antilhas.
Essa charge holandesa do século XVII refere-se à crise econômica do Nordeste brasileiro após a expulsão dos holandeses da região. Com a saída dos holandeses, a produção de açúcar no Brasil passou a concorrer com a produção açucareira holandesa nas Antilhas, o que gerou uma crise econômica no Nordeste brasileiro.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário