Observe a imagem a seguir, o quadro Fundação da cidade de São Paulo (1913), feito por Antonio Parreiras :
Fonte: Revista Apartes, Câmara Municipal de São Paulo. Fundação da cidade
de São Paulo, Antonio Parreiras, 1913. Disponível em:
https://www.saopaulo.sp.leg.br/apartes-anteriores/wpcontent/
uploads/sites/9/2016/07/apartes_n20_07.jpg Acesso em 18 set 2020.
A pintura de A. Parreiras representa um momento da história do Brasil, a fundação da cidade de São Paulo de Piratininga, em 1554. Nesse período, é coerente afirmar que:
- A) O Brasil estava passando por uma de suas maiores crises sanitárias já vista, que marcou a Guerra de Canudos e a Guerra de Tibiriçá, grandes eventos da resistência ameríndia no território brasileiro.
- B) A cidade de São Paulo não possuía a mesma relevância que importantes cidades nordestinas como Olinda e Salvador, fundadas décadas antes, no entanto, ajudou a conquistar o território na porção sul e central do país, pois dava acesso a Peabiru.
- C) A cidade de São Vicente já era a principal vila colonial do país, participando ativamente da extração de pau-brasil e cana-deaçúcar, e, décadas mais tarde, iniciaria com a plantação de café, atribuindo prosperidade à capital paulistana.
- D) O país passava pela sua cristianização, ao mesmo tempo em que recebia grande número de visitantes islã e muçulmanos, o que configurou grande confusão socioterritorial no país, a partir da institucionalização da Educação, com a Missão Jesuítica.
Resposta:
A alternativa correta é B) A cidade de São Paulo não possuía a mesma relevância que importantes cidades nordestinas como Olinda e Salvador, fundadas décadas antes, no entanto, ajudou a conquistar o território na porção sul e central do país, pois dava acesso a Peabiru.
Essa alternativa é a correta porque, no momento da fundação de São Paulo de Piratininga em 1554, a cidade não era tão importante quanto outras cidades nordestinas como Olinda e Salvador, que haviam sido fundadas décadas antes. No entanto, São Paulo desempenhou um papel fundamental na conquista do território brasileiro, pois sua localização permitia o acesso à região sul e central do país, além de dar acesso ao caminho de Peabiru, uma importante rota de comunicação e comércio.
Deixe um comentário