Observe a imagem abaixo e respondas a questão.
Figura 1. Hans Staden, 1557
A iconografia e os relatos escritos por Hans Staden no século XVI, contribuíram para circulação e divulgação de alguns dos costumes das populações ameríndias de seu tempo e ainda como documento para nossas atuais análises historiográficas. Em destaque, na imagem acima, Staden retrata:
- A) O canibalismo do qual as populações indígenas praticavam de forma religiosa, seguido de festa e que ainda contribua para complementar as necessidades nutritivas da população;
- B) Um ritual pagão indígena, em que os prisioneiros das batalhas contra os europeus invasores eram devorados para amedrontá-los, sendo também uma estratégia para expulsar os europeus de suas terras;
- C) Um ritual antropofágico, em que o inimigo era devorado literalmente. Esse ritual teve importância na organização social de povos guerreiros por entenderem que ao comer o inimigo guerreiro adquiria-se seu poder, seus conhecimentos e as suas qualidades.
- D) Um ritual canibal, realizado com muita festa, do qual seus praticantes acreditavam que alimentar-se de carne do inimigo guerreiro fortalecia o corpo e o espírito para outras batalhas.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Um ritual antropofágico, em que o inimigo era devorado literalmente. Esse ritual teve importância na organização social de povos guerreiros por entenderem que ao comer o inimigo guerreiro adquiria-se seu poder, seus conhecimentos e as suas qualidades.
Gabarito: ALTERNATIVA C
Observe a imagem abaixo e respondas a questão.
Figura 1. Hans Staden, 1557
A iconografia e os relatos escritos por Hans Staden no século XVI, contribuíram para circulação e divulgação de alguns dos costumes das populações ameríndias de seu tempo e ainda como documento para nossas atuais análises historiográficas. Em destaque, na imagem acima, Staden retrata:
- a) O canibalismo do qual as populações indígenas praticavam de forma religiosa, seguido de festa e que ainda contribua para complementar as necessidades nutritivas da população;
De maneira geral, os rituais de antropofagia naquelas sociedades indígenas não tinham uma função propriamente religiosa. Mas o erro crucial da alternativa está sobre a dieta comum desses povos: o consumo de carne humana não era parte da dieta, e sim algo voltado para características ritualísticas. Isto é, não se tratava de um consumo diário para suprir necessidades nutricionais. Alternativa errada.
- b) Um ritual pagão indígena, em que os prisioneiros das batalhas contra os europeus invasores eram devorados para amedrontá-los, sendo também uma estratégia para expulsar os europeus de suas terras;
Muito provavelmente, a prática do canibalismo já seria anterior à presença europeia e, portanto, não estava restrita às disputas com os invasores. Ainda que alguns europeus tenham sido vítimas da prática, já era algo estabelecido e praticado entre as diversas nações indígenas. Alternativa errada.
- c) Um ritual antropofágico, em que o inimigo era devorado literalmente. Esse ritual teve importância na organização social de povos guerreiros por entenderem que ao comer o inimigo guerreiro adquiria-se seu poder, seus conhecimentos e as suas qualidades.
A alternativa traz os elementos das explicações mais básicas sobre a prática do canibalismo na América segundo os registros europeus. Tratava-se de um ritual de cunho simbólico e mágico, organizando uma sociedade mais coesa para os enfrentamentos militares, afirmando a superioridade sobre os vencidos e ainda lhes tomando as qualidades no post-mortem. Naquele universo simbólico das nações que praticavam o canibalismo, consumir a carne do guerreiro vencido implicaria na absorção das suas forças e qualidades, tornando os vencedores ainda mais fortes. ALTERNATIVA CORRETA.
- d) Um ritual canibal, realizado com muita festa, do qual seus praticantes acreditavam que alimentar-se de carne do inimigo guerreiro fortalecia o corpo e o espírito para outras batalhas.
Não se tratava propriamente de uma festividade, mas de fato um ritual antropofágico, com preceitos e organizações simbólicas bastante sólidas. Portanto, não se pode menosprezar as características sociais e ritualísticas da prática. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
Deixe um comentário