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Observe a imagem de Nossa Senhora do Rosário, produzida na região das Minas Gerais no século XVIII.
(In: Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia, 2018.)
Essa imagem revela uma prática que ocorria na região das Minas durante a exploração de minérios:
- A) a funcionalidade dupla da peça, que podia ser utilizada como objeto de culto nas igrejas e como porta-moedas no cotidiano.
- B) a conjugação entre apuro artístico de inspiração barroca e estratégia para contrabando de riquezas.
- C) o emprego exclusivo de padrões artísticos renascentistas na produção das imagens religiosas brasileiras.
- D) a atitude herética dos artistas, que frequentemente contrariavam a proibição de representar figuras religiosas femininas.
- E) a representação apenas de elementos da natureza na composição de peças de cunho religioso.
Resposta:
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A alternativa correta é letra B) a conjunção entre apuro artístico de inspiração barroca e estratégia para contrabando de riquezas.
A imagem de Nossa Senhora do Rosário, produzida na região das Minas Gerais no século XVIII, revela uma prática comum na época: a criação de objetos de culto que também serviam como esconderijos para o contrabando de ouro e outros minérios. Essas peças, apesar de apresentarem um apuro artístico inspirado no barroco, tinham um propósito oculto, que era o de esconder as riquezas extraídas na região.
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