Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Observe a imagem e leia o trecho a seguir.

 

Detalhe da obra Batalha dos Guararapes,

óleo sobre tela de autor desconhecido (1758).


“As tropas holandesas e luso-brasileiras enfrentaram-se nos montes Guararapes em 1648 e 1649. Nas duas ocasiões, as bem treinadas forças da Holanda foram derrotadas por uma milícia local da colônia portuguesa. As batalhas travadas nos Guararapes são consideradas decisivas para a expulsão dos holandeses, que ainda levaria cinco anos para se concretizar.”


(Lilia M. Schwarcz; Heloisa M. Starling. Brasil:

uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Adaptado)


O detalhe da obra destacado na questão evidencia

Resposta:

A alternativa correta é letra E) a perspectiva de expulsão dos holandeses feita à base de mistura racial, constituindo-se numa espécie de marco zero de criação da nação brasileira, devido à presença de negros e mestiços escravizados e forros nas batalhas.

Gabarito: Letra E

 

Contexto:

  • União Ibérica (1580-1640)
  • Invasão Holandesa no nordeste
  • Guerra Pernambucana contra os holandeses
 

D. Sebastião desapareceu nos combates contra os muçulmanos no norte da África (1578). Seu desaparecimento deixou o trono português vago, uma vez que o rei não tinha herdeiros.

 

Portugal se viu em uma crise sucessória na dinastia. Com apoio de burgueses e de nobres, a Coroa ficou nas mãos do monarca espanhol Filipe II, que argumentou ser herdeiro do trono por ser neto por parte de mãe de D. Manuel, o Venturoso.

 

Filipe II uniu as duas coroas na chamada União Ibérica. Durante esse período, os espanhóis tiveram que lidar com várias guerras. Os holandeses por exemplo, pretendiam lutar pela independência. Não aceitavam o domínio católico em um país protestante que prezava pelas liberdades.

 

Nesse contexto, o governo espanhol restringiu as trocas comerciais entre holandeses, considerados inimigos do Império. Entretanto, os portugueses dependiam dos holandeses na economia açucareira. Toda a montagem do engenho, bem como transporte e refinamento do açúcar eram feitas por eles.

 

Em 1621, o governo holandês criou a Companhia de Comércio das Índias Ocidentais para se apossar dos domínios ibéricos na África e América. Tentaram invadir Salvador em 1624, sendo expulsos em 1625. Voltaram com força em 1630, ocupando Pernambuco, Ceará e Maranhão.

 

A partir de 1640, o governo português conseguiu se separar da união com a Espanha em um movimento chamado de Restauração Portuguesa. No começo, Portugal não estava interessado na libertação do nordeste brasileiro. Mas os colonos luso-brasileiros a partir de 1645 decidem efetuar guerrilhas de emboscada para expulsar os invasores holandeses e chamaram atenção dos portugueses

 

As tropas holandesas foram derrotadas em várias batalhas, como em Guararapes (1648-1649) e em Taborda (1654), sendo expulsos definitivamente do nordeste.

 

Em Guararapes é forjado o mito de união entre as raças brasileiras para expulsar o inimigo comum. Participaram da batalha elementos indígenas, negros e brancos.

 

Resposta baseada na fonte:

 

VICENTINO, Cláudio. Teláris. História, 9º ano. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2018.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: Incorreta porque os holandeses não se opuseram ao modo de trabalho na colônia lusa. Aproveitaram-se da mão de obra já existente e ainda levaram mais escravos quando ocuparam a colônia lusa de Angola na África.

 

Letra B: Incorreta porque alguns batalhões de negros lutaram ao lado dos brancos na perspectiva de libertação da “pátria” pernambucana. É um exemplo, o batalhão comandado pelo negro liberto Henrique Dias que arregimentou escravos dos engenhos na Bahia para a luta contra o invasor holandês.

 

Letra C: Incorreta porque o quadro remete à Batalha de Guararapes, época da expulsão dos holandeses. Calabar foi um colaborador da invasão holandesa em Pernambuco a partir de 1630.

 

Letra D: Incorreta porque a pintura não explicita essas contradições. Mostra que havia um batalhão de negros indo para o combate contra os holandeses. Pode ser que alguns senhores tenham prometido alforria aos escravos em caso de vitória, mas isso não era regra.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *