Observe as imagens para responder à questão.
Os três produtos representados nas imagens estiveram relacionados à interiorização da colonização, principalmente entre os séculos XVII e XVIII.
O processo histórico que explica essa relação é
- A) a tentativa da Coroa Portuguesa de cultivar tais produtos na região do Maranhão e Grão-Pará, para garantir a Portugal a ocupação de um território historicamente pouco habitado.
- B) a instalação de missões jesuíticas no atual sul do Brasil, o que garantiu a Portugal a posse sobre algumas terras que até então estavam sob o controle da Coroa Espanhola.
- C) o movimento de conquista e desbravamento do interior do Nordeste por vaqueiros e pecuaristas, que cuidavam do gado ao mesmo tempo em que procuravam tais produtos.
- D) a busca incessante dos bandeirantes por algumas riquezas no interior do país, entre as quais as “especiarias tropicais”, mais valorizadas no comércio internacional do que o próprio ouro.
- E) a exploração das drogas do sertão ao longo do vale amazônico tanto por jesuítas, preocupados também com a catequização dos indígenas, quanto por colonos.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) a exploração das drogas do sertão ao longo do vale amazônico tanto por jesuítas, preocupados também com a catequização dos indígenas, quanto por colonos.
Gabarito: Letra E
A questão traz três imagens que apresentam as drogas do sertão.
Essas “especiarias brasileiras” tinham alto valor na Europa e na África, podendo proporcionar grandes lucros a quem as comercializasse.
A ocupação da região amazônica se deu com a fundação de fortes ao longo dos principais rios e também pelas instalações de aldeamentos indígenas feitas por missionários carmelitas, franciscanos e jesuítas que pretendiam catequizar as diversas tribos que existiam nessa localidade.
Ao entrar em contato com os povos indígenas, os religiosos perceberam que eles eram profundos conhecedores da fauna e flora locais, usando-as para alimento, perfumaria e medicina.
Assim, ao mesmo tempo em que travavam contato com os indígenas com o objetivo de convertê-los à tradição cristã, também usavam a mão de obra indígena para extrair as drogas do sertão.
Isso atraiu outros colonos que também buscavam lucrar com as drogas do sertão e com a escravização de indígenas.
Logo surgem conflitos entre os missionários e esses colonos pelo lucro e mão de obra.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Essa alternativa já remete a um período posterior, quando o Marquês de Pombal era ministro português e decidido a dinamizar o comércio na região criou a Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão.
Letra B: As drogas do sertão eram produtos originários do norte e do nordeste do Brasil e não do sul. Além disso, a posse de algumas terras que estavam sob domínio espanhol só passaram a ser de Portugal após os diversos tratados de limites e fronteiras em função das guerras entre as duas metrópoles.
Letra C: Os vaqueiros e pecuaristas não buscavam as drogas do sertão. Quando fizeram o movimento de interiorizar o Nordeste foi devido à proibição de criar gado no litoral, feita pela Coroa. Assim foi preciso se deslocar para o sertão em busca de pastagem.
Letra D: Os bandeirantes buscavam ouro e pedras preciosas que valiam mais do que as drogas do sertão.
Resposta baseada na fonte:
AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.
Deixe um comentário